MOSTRAR VISUALIZAÇÕES DE PÁGINAS

sexta-feira, 4 de julho de 2014

"E, O QUE A GENTE LEVA, NÃO É O QUE ENCANTA OS OLHOS, MAS O QUE TOCA O CORAÇÃO." AUTOR DESCONHECIDO-- O TEMPO PROMOVE A CICATRIZ. EVA IBRAHIM.

A MÚSICA TOCA O CORAÇÃO
CAPÍTULO SETE

Gilda foi à Igreja agradecer ao Padre Guima por tê-la encaminhado ao Instituto para cegos.  A escola para crianças cegas era mantida pelo governo do Estado, Prefeitura local e comunidade. E, nada deixava a desejar em comparação às melhores escolas particulares da região. A pastoral da criança e o padre Guima também ajudavam na manutenção de tão importante projeto.

Naquele local eram aceitas crianças de toda a região, muitas viajavam todos os dias com condução cedida pela prefeitura, devido à distância de suas casas. O velho pároco ficou feliz por saber que a vida de Gilda estava em uma fase melhor, então, ele cobrou a presença de sua família na missa.

No domingo ela arrumou o filho e lhe disse que iriam à missa na Igreja do padre Guima. O marido não quis acompanha-los, pois, estava de ressaca da noite anterior. Sandro sentou-se no banco da frente entre a mãe e Sofia. O menino ficou encantado com as músicas tocadas na Igreja. Ele queria saber que instrumento era tocado e quem tocava. Em dado momento ele parou de falar e, extático pediu silêncio à sua mãe com o dedinho em riste na boca. Gilda ficou pasma esperando o que ele queria dizer com aquilo. Então, veio à surpresa.

-Aqui na Igreja podemos ouvir o eco da música, toca aqui e responde lá; isso é muito legal. Eu quero vir aqui outras vezes para ouvir esse som.
Gilda respondeu que voltariam ali quando a Igreja estivesse vazia para ele sentir o eco. Sandro estava contente, fazia novas descobertas e aguçava seus sentidos.

O pai não conseguia superar o acontecimento, se entregara à bebida. Era um bom homem, trazia todo seu salário e entregava à sua mulher, não queria que faltasse nada ao filho. Ele procurava agradar o menino, depois se fechava e saia para beber. “Queria afogar seu desgosto”, dizia a quem lhe perguntasse por que bebia.  Na verdade era uma fuga para não enlouquecer.

Gilda e Sofia construíram uma bela amizade, fruto de tamanha desgraça. Juntas decidiram fazer tapeçaria nas horas em que o menino estava na escola, depois vendiam e sempre conseguiam um dinheiro para suas despesas pessoais.

Na escola havia aulas de música para que as crianças sentissem a vibração das notas musicais. Cada criança sente a frequência a sua maneira, algumas cantarolam, outras ficam em silêncio e outras entram em euforia. A presença da música no dia a dia auxilia no desenvolvimento físico, pessoal, social, intelectual e emotivo, melhorando sua qualidade de vida e favorecendo sua inclusão no grupo.

No Instituto havia muitas atividades para movimentar o corpo. Os alunos de séries mais avançadas formaram grupos de danças folclóricas ao som de músicas. De mãos dadas eles ensaiavam danças típicas da região no galpão de lazer da escola. Nesse projeto esperava-se desenvolver a confiança de cada criança em seu companheiro, incentivando o equilíbrio e a desenvoltura do corpo. Sandro ficava sentado em um banco do salão ouvindo as músicas e o barulho dos sapatos no chão; parecia enfeitiçado.

No final do ano houve uma comemoração Natalina e o professor de música formou um coral com crianças de todas as séries. Ao todo eram trinta vozes e Sandro estava na fileira da frente com sua roupa de gala.

A festa foi muito bonita e o menino estava feliz. Gilda não se conteve e chorou ao ver o filho cantando. Danilo a puxou para perto de si, também estava emocionado. Por um momento a mulher sentiu que seu marido voltara a ser como era antes do acidente de Sandro. E, na noite de Natal o menino ganhou o presente tão esperado, um teclado musical infantil.

       Com o presente nas mãos ele sorria e dizia que iria tocar igual a “moça” da Igreja. O menino experimentava o instrumento sentindo a vibração de cada nota proferida. O teclado tornou-se o seu brinquedo favorito, uma necessidade de brincar descobrindo cada nota musical, escondida atrás das teclas. Assim, o menino ia aumentando suas descobertas e criando um novo mundo onde a música tocava o seu coração.

Um texto de Eva Ibrahim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEU MUNDO REINVENTADO.

UM BLOG PARA POSTAR CONTOS CURTOS E EM CAPÍTULOS.