MOSTRAR VISUALIZAÇÕES DE PÁGINAS

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

"FESTA DE SÃO JOÃO" "O BALÃO TÁ SUBINDO TÁ CAINDO A GAROA, O CÉU É TÃO LINDO E A NOITE É TÃO BOA. SÃO JOÃO, SÃO JOÃO, ACENDE A FOGUEIRA DO MEU CORAÇÃO" CANTIGA POPULAR BRASILEIRA. AUTOR DESCONHECIDO

ACENDE A FOGUEIRA

CAPÍTULO SETE
         A semana passou rapidamente e o casal estava muito feliz, no entanto, para a moça era o último final de semana em Campina Grande. Viviane teria que regressar à Campinas São Paulo, seu trabalho a esperava.  Os dois estavam tristonhos, mas queriam curtir a última festa na praça do povo. Era a maior de todas, a festa principal que dava nome ao maior evento da região, isto é: O Maior São João do Mundo.

             O ponto alto da festa de São João são os shows dos famosos, que se apresentam no palco principal da praça. Lá ficam os camarotes e o público pagante, mas dá para assistir de fora também; o local é aberto dos dois lados. Viviane e Gabriel chegaram cedo ao parque e presenciaram o ritual para acender a fogueira de São João.

            Diante da presença do público e ao som de músicas regionais alusivas as festas juninas, os fogos pipocavam no céu. Os clarões faziam fundo para as labaredas brilhantes, que saiam da enorme fogueira. O povo aplaudia com entusiasmo, a noite estava apenas começando.

             Era uma noite estrelada e quente do nordeste brasileiro, havia um forte convite ao amor, projetos e sonhos para o futuro. A praça estava superlotada de gente, indo e vindo para todos os lados, aguardando o início do show. O casal de namorados permanecia abraçados e se esgueirava por entre as pessoas, a procura de um lugar reservado. Conseguiram sentar-se em um canto, de onde dava para assistir as apresentações, que aconteciam no palco principal.

           De repente, começou um burburinho e uma agitação do público, em seguida os primeiros acordes foram dados. O apresentador anunciou o primeiro artista a se apresentar e sob aplausos a música começou.

Viviane se aconchegou no ombro de Gabriel e murmurou acompanhando a música:

- Quem dera ficar assim para sempre!

 Gabriel apertou seu abraço e continuou a cantarolar a música conhecida de todos; era um clássico nordestino. Embalados pela bela canção de amor, os dois se fundiram em emoção e pareciam anestesiados pelo amor. As músicas e os cantores se sucederam encantando a plateia. Assim se passaram algumas horas de puro enlevo emocional.

Já passava da meia noite quando o casal se levantou, para procurar um local para comer e fazer suas necessidades fisiológicas. Foram parar dentro da Pirâmide e lá o público se esbaldava na dança do forró. A música contagiante fazia os pés ficaram marcando o ritmo, involuntariamente. Gabriel viu os pés de Viviane e a convidou:

 - Dança comigo? Ela sorriu e se levantou, o convite fora aceito.

             Corpo a corpo, um fungando no cangote do outro, era assim que acontecia a dança na madrugada da noite de São João de Campina Grande. A noite terminou, ambos chegaram à casa e se jogaram na cama, estavam exaustos. Chutaram os sapatos e dormiram vestidos do jeito que estavam.

             Viviane, antes de adormecer, murmurou:

            -Foi uma noite incrível, para nunca mais esquecer.

Gabriel concordou com a cabeça e adormeceu em seguida.

          Quando acordaram já passava do meio dia, tomaram banho e saíram para almoçar fora. Depois foram até uma praça, onde ficaram sentados namorando, em frente a uma fonte luminosa. O vento batia nas águas e fazia respingar nos dois, fazendo-os sorrirem. No entanto, nada mais importava, apenas os dois perdidos de amor, já curtindo as saudades da distância forçada.

           A tarde já se punha no horizonte, quando Gabriel pegou as malas de Viviane e as colocou no automóvel. Mais um pouco, ele levaria sua amada para o aeroporto. Seu voo sairia as vinte e três horas local com destino à Campinas, São Paulo, mas seu coração ficaria ali mesmo, com Gabriel.

             Foi difícil se largarem, mas o avião não esperava ninguém e ela teve que correr para não ficar para trás. A aeronave levou uma mulher chorosa e carente de volta para sua casa. Entretanto, Viviane trazia no peito lembranças maravilhosas de dias vividos no Maior São João do Mundo. Gabriel ficou acenando até o avião desaparecer, depois voltou para casa com uma sensação de perda muito grande.

             As cinco horas da madrugada o celular acusou uma mensagem. Era Viviane que chegara a sua cidade e reiterava a decisão de amá-lo para sempre em um novo capítulo de suas vidas.

             A resposta veio em seguida:

          - Fica bem meu amor, logo irei visita-la. E, a moça seguiu em frente, havia muitas promessas no ar e uma fogueira acesa em seu coração.

Um texto de Eva Ibrahim Sousa 
Pesquisa: Wikipédia e Youtube

MEU MUNDO REINVENTADO.

UM BLOG PARA POSTAR CONTOS CURTOS E EM CAPÍTULOS.