MOSTRAR VISUALIZAÇÕES DE PÁGINAS

quarta-feira, 6 de junho de 2018

""...BOM MESMO É IR À LUTA COM DETERMINAÇÃO, ABRAÇAR A VIDA COM PAIXÃO, PERDER COM CLASSE E VENCER COM OUSADIA. PORQUE O MUNDO PERTENCE A QUEM SE ATREVE E A VIDA É MUITO PARA SER INSIGNIFICANTE". AUGUSTO BRANCO


TEMPOS MENOS ESCUROS
CAPÍTULO DEZ
              As “Diretas Já” consistiam em um movimento político, em que a população brasileira foi engajada para cobrar o fim da ditadura militar no Brasil. Havia um grande desgaste no governo devido à alta inflação, que passava de 200% ao ano e um fraco desempenho econômico, gerando recessão. O principal objetivo era a retomada de eleições diretas para presidente da República do Brasil. Os partidos de oposição e o povo em geral, clamavam pelo fim da ditadura militar.

           O movimento teve início em maio de 1983 e se estendeu até 1984 com a mobilização de milhares de pessoas, em comícios e passeatas. Entretanto, apesar do grande apelo popular, em 1985 foi eleito o novo Presidente da República, por eleições indiretas. Tancredo Neves foi escolhido por um colegiado eleitoral, marcando o fim da ditadura militar, iniciada em 1964. No entanto, Tancredo Neves morreu antes de assumir a presidência do país.

             Ainda em 1985 houve o primeiro Rock In Rio, que enlouqueceu os amantes do rock. Maria Alcina e Fred fizeram questão de levar Alberto e Alice, para assistir ao show no Rio de Janeiro. Alberto com quinze e Alice com treze anos ficaram encantados com as bandas e os cantores, que se apresentaram no evento. Frederico dizia que estava levando os filhos em eventos musicais, para apurar o gosto de cada um.

          Enquanto eles gritavam extasiados com as bandas, que se apresentavam na noite carioca, uma lua enorme brilhava lá no céu. Alberto viu e lembrou-se de sua mãe e as histórias que ela contava para ele e Alice, sobre as noites de lua cheia. Na volta para casa, ele cutucou Maria Alcina e lhe perguntou:

             - Mãe, será que esta noite alguém virou lobisomem? Ela sorriu e respondeu:

           - Provavelmente, a noite está propícia; a lua está cheia, do jeito que deve ser.

            Frederico fez uma careta, não concordava com as histórias que sua esposa contava, mas, as crianças gostavam e ele deixava que dessem asas à imaginação.

            - Histórias de lobisomem eram instigantes e todas as crianças tinham curiosidades a respeito, pensou Fred.

           E, continuou dirigindo sob um forte luar, estava feliz com sua família. Um silêncio se fez presente no automóvel e Alice se aconchegou ao seu irmão, estava claro que aquela conversa a deixava temerosa.

              José Sarney, o vice de Tancredo, assumiu o governo, cujo mandato foi dedicado ao combate à inflação e promoveu o estabelecimento de uma nova Constituição, que foi promulgada em 5 de outubro de 1988.  
            No mundo, com o fim da guerra fria, a grande conquista foi a queda do muro de Berlim em 1989, uma vergonha para a humanidade, que incomodava o mundo moderno.

               E, em meio ao caos na economia brasileira e a muitos seguimentos em greves, foi realizada a primeira eleição direta após a ditadura militar. O vencedor foi Fernando Color de Melo, que pregava a caça aos marajás, empossado em março de 1990.

            Marajás, era uma alusão a vida boa que os deputados, senadores e outros funcionários públicos desfrutavam no governo, sem ter mérito nenhum.
No entanto, o novo presidente surpreendeu toda a população, confiscando as cadernetas de poupança, o que gerou uma perplexidade inédita no país. Ninguém esperava por medidas tão radicais em nome de um novo plano econômico, que mais uma vez fracassou.

         Ciente da gravidade da situação, o presidente convocou a população para sair as ruas de verde e amarelo com o intuito de apoiá-lo. Mas, o povo, revoltado, saiu às ruas vestidos de preto, com as caras pintadas com as cores da bandeira do Brasil. Esse movimento ficou conhecido como: “Os caras pintadas”.

            Neste protesto, havia famílias inteiras pedindo o afastamento imediato do presidente. Entre eles estavam Fred, Maria Alcina, Alberto e Alice praticando a cidadania, enrolados na bandeira do Brasil. Desde cedo as crianças acompanhavam os pais em atos cívicos e tinham um grande sentimento patriótico.

            O movimento, que contava com grande parte da juventude estudantil, foi fundamental para o processo de impeachment de Fernando Collor, que renunciou horas antes de ser cassado em dezembro de 1992. E, foi no governo de seu vice Itamar Franco, que foi implantado o plano real, que conseguiu deter a inflação. Depois dele, em 1995 assumiu Fernando Henrique Cardoso, eleito pelo povo.

            No início do ano 2000, Alberto se formou em advocacia e casou-se com Marta, uma antiga namorada. E, adentram ao novo milênio com Fernando Henrique Cardoso no seu segundo mandato. Alice estava fazendo faculdade de medicina e logo se casaria também.

             Em dois mil e três, quando nasceu o primeiro filho de Alberto, o pequeno Tobias, assumiu a presidência do Brasil Luís Inácio Lula da Silva. Em dois mil e cinco nasceu Dulce e, em dois mil e sete Renato, completando, assim, a família de Alberto, um dos caras pintadas do movimento pró impeachment.

               O primeiro mandato do presidente Lula foi um sucesso junto aos mais carentes, que foram conquistados com programas sociais bem articulados. No entanto, no segundo mandato surgiram as denúncias de corrupções e escândalos, que se arrastaram até a vitória da candidata de Lula, Dilma Roussef.

           A primeira mulher eleita pelo povo assumiu a presidência do Brasil em 2010 e se reelegeu em 2014 entre muitas denúncias de corrupção e desvio de dinheiro por parte de seu partido. Posteriormente, muitas denúncias foram confirmadas.

          Novamente, o povo cansado de assistir à escalada da corrupção, voltariam às ruas para pedir o impeachment de Dilma Roussef. Havia uma convocação geral nas redes sociais, para mais uma passeata, agora, pedindo o impeachment da presidente.

             Alberto e Marta, com seus três filhos em idade escolar, decidiram participar do movimento de protesto contra os desmandos da presidente e o partido dos trabalhadores, o PT. As crianças ficaram exultantes, queriam muito participar daquele evento.

Um texto de Eva Ibrahim Sousa

MEU MUNDO REINVENTADO.

UM BLOG PARA POSTAR CONTOS CURTOS E EM CAPÍTULOS.