MOSTRAR VISUALIZAÇÕES DE PÁGINAS

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

"PLANETA ÁGUA" "(...)TERRA! PLANETA ÁGUA, TERRA! PLANETA ÁGUA, TERRA! PLANETA ÁGUA! ÁGUA QUE NASCE NA FONTE SERENA DO MUNDO E QUE ABRE UM PROFUNDO GROTÃO. ÁGUA QUE FAZ INOCENTE RIACHO E DESÁGUA NA CORRENTE DO RIBEIRÃO. ÁGUAS ESCURAS DOS RIOS, QUE LEVAM FERTILIDADE AO SERTÃO. (...)" COMPOSITOR E CANTOR: GUILHERME ARANTES

NAS LUZES DA RIBALTA

CAPÍTULO SETE
                  A plateia estava animada com a ressurreição do boi, era hora de continuar a festa. O apresentador seguiu chamando cada personagem para sua performance. Muitos são destaques: o levantador de toadas, o porta estandarte, a sinhazinha da fazenda, a cunhã-poranga, o amo do boi, a rainha do folclore, são estes que permanecem o tempo todo em evolução. Ocorre também, a apresentação do pajé, dos guerreiros indígenas, das dançarinas, dos figurantes e dos brincantes, que fazem pano de fundo para a apresentação do tema.

                São muitas cores, carros alegóricos enormes, saias coloridas, penas, adereços, figuras de animais da floresta, aves amazônicas, cavalos com seus cavaleiros, efeitos especiais de sons, fogos, luzes e névoas, que compõem o cenário, para a apresentação da história pinçada na floresta Amazônica. Em destaque, o boi dançarino, que dentro de sua carcaça abriga o tripa humano, incansável para abrilhantar a festa e gerar alegria.

            - Celina, o que é o tripa humano do boi? Perguntou Rodolfo, na sua incansável descoberta de coisas típicas de Parintins.

           - É o homem que fica dentro do animal e é responsável pela evolução e dança do boi. São pessoas especiais, treinadas exaustivamente para carregar o peso e aguentar o calor, que faz dentro da carcaça do boi. Esses homens estão nessa profissão, podemos chamar assim, que vem de pai para filho e orgulhosamente abraçam essa carga, para ajudar a comunidade e dar brilho a apresentação do seu grupo.

- E, o que é a cunhã-poranga? Eu nunca tinha ouvido falar nesse nome até hoje. Disse o rapaz, muito interessado.

         A moça sorriu e falou:

- Cunhã-poranga é a moça mais bonita da aldeia indígena, aquela que seduz quem chega perto. Pode ser a chefe indígena ou a mulher do cacique. Ela se apresenta vestida como uma representante da aldeia, com muitos acessórios artesanais, penas e peles de animais.

Rodolfo e Lorena estavam encantados com toda aquela festa. A moça era de Manaus, mas estava em Parintins pela primeira vez e aquele cenário servia para embalar seu novo amor. Os dois turistas estavam apaixonados e viviam o amor em um ambiente cheio de magia.

 As apresentações ocorreram em clima de muita animação e as horas passaram sem que eles percebessem. Quando terminou, ouviu-se aplausos por mais de cinco minutos, estava aprovada a apresentação do boi Caprichoso.

    Os três amigos estavam felizes e seguiram para a casa do irmão de Celina, teriam que descansar para assistir, na noite seguinte, a apresentação do boi Garantido. Eles tinham ingresso, eram pagantes, mas os nativos que tinham entrada franca, já ficavam na fila para conseguir ingresso, para o dia seguinte.

O boi preto com uma estrela azul na testa, não saia da cabeça do rapaz. Dormiu e sonhou com o boi dançando. A festa foi incrível, para nunca mais esquecer, mas ainda não tinham visto tudo.

                - Amanhã veremos a apresentação do vermelho, será a apresentação do boi Garantido. Então teremos definido o ganhador do prêmio de Parintins. Celina disse sorrindo, sabia que muita coisa boa, ainda estava por vir.

              - A apresentação do Caprichoso foi maravilhosa, será que o contrário vai conseguir superar? Disse Rodolfo emocionado.

                - Eu sou do boi Caprichoso, completou Lorena.  Se aconchegando ao namorado.

                 O dia passou rápido e quando a noite chegou, os três companheiros estavam aguardando a entrada do boi Garantido. Nessa noite, era o vermelho que imperava e o azul deveria ficar calado. Os três estavam vestidos com roupas neutras, pois queriam desfrutar da apresentação do contrário e aplaudi-lo também.

              Depois de montado o enorme carro alegórico e todas as peças colocadas em seus lugares, a música começou a tocar. Depois, com um acorde forte a música parou e para surpresa de todos, saiu de dentro do carro alegórico, o boi do Garantido pulando alegremente. Era um boi faceiro, tinha o corpo todo branco com um coração vermelho na testa.

       As duas moças ficaram encantadas com as evoluções e danças do boi Garantido.   Então, Lorena falou:          

               - Meu coração está dividido, até o final da apresentação eu decido se sou Caprichoso ou Garantido.

            Todos sorriram, viviam o mesmo dilema. De fato, era difícil tomar partido.

                  Um texto de Eva Ibrahim Sousa.
                 Com consultas a Wikipédia e ao Youtube

MEU MUNDO REINVENTADO.

UM BLOG PARA POSTAR CONTOS CURTOS E EM CAPÍTULOS.