MOSTRAR VISUALIZAÇÕES DE PÁGINAS

quarta-feira, 17 de abril de 2019

"ROMARIA" "É DE SONHO E DE PÓ O DESTINO DE UM SÓ. FEITO EU PERDIDO EM PENSAMENTOS SOBRE O MEU CAVALO. É DE LAÇO E DE NÓ, DE GIBEIRA OU JILÓ, DESSA VIDA CUMPRIDA A SOL(...)" RENATO TEIXEIRA

NAS RÉDEAS DO JILÓ

O DUQUE
 CAPÍTULO UM
             O domingo amanheceu iluminado com um Sol brilhante, depois de uma semana de chuvas fortes. As casas foram abertas e as mulheres começaram as faxinas, lavando as roupas e enchendo os varais. Muitos rapazes se dispuseram a lavar seus automóveis, motos e até bicicletas. Os passarinhos estavam felizes, pulando de fio em fio ou de galho em galho, caracterizando a chegada da primavera.

               Na casa de Angel, todos estavam empenhados em concluir as tarefas da casa para almoçar. Olga estava no fogão fazendo o almoço e o torresmo cheirava longe. Era a mãe de três filhos adolescentes, Angel, Alcione e Artur. Em dado momento, Olga pediu a filha de 18 anos, que fosse ao supermercado buscar fubá para fazer a polenta.

                – Seu pai vai chegar para almoçar e tudo deve estar pronto, afirmou a mulher.

                A filha tratou de trocar sua roupa e obedecer a mãe, que não aceitaria protestos. Se ela mandasse, era para ser obedecida ou haveria castigo na família. Olga era uma mulher de fibra e muito enérgica, trazia os filhos na rédea curta, dizia sempre. Angel pegou o dinheiro e saiu apressada, estava com um vestido simples e chinelos de borracha. O supermercado era perto, apenas algumas quadras dali. Sendo assim, não havia motivos para grandes enfeites pessoais.

               Naquela rua morava um médico, que trabalhava no posto de saúde local. Era a melhor e mais imponente casa das redondezas. Uma casa grande, com um belo jardim na frente. Na casa havia cinco cachorros da raça Buldogues, todos fortes e bravos. Um deles, o Duque, escapava quando o dono abria o portão para sair e este, que estava sempre apressado, incumbia o jardineiro de capturar o cão. 

            Havia relatos de pessoas que haviam sido atacadas e feridas pelo animal. Quando não conseguiam pegá-lo, ele ficava deitado na calçada fingindo dormir e quando alguém chegava perto, ele corria atrás da pessoa. Algumas se safavam, outras caiam e se machucavam, pois, Duque era um cão assustador: grande, gordo e feio.

                       As pessoas que moravam por ali, cortavam voltas para não passar em frente àquela casa. No entanto, Angel não vislumbrou o cachorro e como estava com pressa, resolveu passar por ali mesmo. Não havia ninguém a vista e ela foi para o outro lado da rua, onde havia um parque infantil. A moça caminhava de olho na casa do médico e não percebeu que o cachorro estava dentro do parquinho, com o portão entreaberto. De repente, o cão saiu correndo e rosnando para cima da menina, que desesperada, começou a correr e gritar.

               A jovem enroscou o chinelo num desnível da calçada e caiu batendo a cabeça no muro de outra casa. O Duque parou assustado e, para sorte dela, ele não a atacou, ficou parado olhando. Em seguida, várias pessoas se aproximaram para acudir a vítima e espantar o cachorro.

            Foi um corre-corre danado e alguém foi avisar a família da menina. Olga, descabelada, apareceu em socorro da filha. Vendo a menina caída no chão, com várias escoriações nas pernas, nos braços e um corte na testa sangrando, atacou o cachorro com pontapés e o pau de macarrão que trazia nas mãos. A mulher estava tão furiosa, que o cachorro também saiu sangrando na cabeça, levado pelo jardineiro. Angel chorava e Olga proferia palavrões se referindo ao cachorro e seu dono.

               Nesse meio tempo alguém chamou a ambulância, que chegou rapidamente para levar a menina ao Pronto Socorro. Chegando lá, havia muita gente esperando a vez e um rapaz estava na sala de emergência sendo atendido. Havia um princípio de tumulto, a maioria discutia reclamando da demora.

            O caso era grave, o rapaz, um peão de boiadeiro, que levara um coice na cabeça. Um ferimento que precisava de mais de vinte pontos, havia uma fenda no couro cabeludo do rapaz. Marcelo voltara do Raio X e estava à espera do médico, para a sutura em sua cabeça. Então, Angel foi colocada na maca ao lado, os dois precisavam de sutura e deveriam esperar outro médico chegar, pois o que estava ali, não poderia deixar toda aquela gente esperando, por mais tempo.

             O casal, que estava com as testas feridas, se entreolharam e ficaram com pena um do outro. Eram dois jovens e um contou a sua história para o outro. Marcelo estava em pior situação, sua cabeça doía fortemente, mas ele bancava o durão. Foi num tropeção que seu cavalo se enfureceu, saiu dando coices e atingiu a cabeça do dono, que tentava pegar a rédea caída no chão. Jiló, era o nome do equino, um garanhão altivo e só se tornava agressivo se algo o atingisse.

            A enfermeira trouxe uma injeção para cada um, era para combater a dor, disse sorrindo. Em seguida, foi logo virando a moça e aplicando a injeção nas nádegas e Angel gritou:
           - Pare com isso, que está doendo muito. E, duas lágrimas rolaram de seus olhos.

A mulher se voltou para o rapaz e olhando fixamente em seus olhos, pediu que se virasse expondo as nádegas. Marcelo obedeceu, não teria outra alternativa. Em seguida, ela cobriu os ferimentos dos dois com gazes e disse que deveriam aguardar.

Angel e Marcelo ficaram ali deitados, olhando o teto, onde girava um ventilador velho e sujo, que fazia um barulho indicando falta de lubrificante. Em dado momento, o rapaz puxou conversa, mostrando a medalha que trazia no peito, que o protegera, mais uma vez, da morte. Era a padroeira dos peões de boiadeiro, a Senhora Aparecida. A medalha suja de sangue foi levada a boca e beijada pelo rapaz, que colocava toda sua fé na santa.

Um texto de Eva Ibrahim Sousa

MEU MUNDO REINVENTADO.

UM BLOG PARA POSTAR CONTOS CURTOS E EM CAPÍTULOS.