MOSTRAR VISUALIZAÇÕES DE PÁGINAS

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

"O AMOR É PACIENTE, O AMOR É BONDOSO, NÃO INVEJA, NÃO SE VANGLORIA, NÃO SE ORGULHA. NÃO MALTRATA, NÃO PROCURA SEUS INTERESSES, NÃO SE IRA FACILMENTE, NÃO GUARDA RANCOR. O AMOR NÃO SE ALEGRA COM A INJUSTIÇA, MAS SE ALEGRA COM A VERDADE. TUDO SOFRE, TUDO CRÊ, TUDO ESPERA, TUDO SUPORTA". CORÍNTIOS 13:4-7

DE VOLTA PARA CASA

CAPÍTULO OITO
            O domingo chegou rapidamente e a família pegou a jardineira para retornar ao lar. Os irmãos de Benjamim adoraram o passeio, na verdade, foi a primeira viagem de jardineira que fizeram na vida.

           Sábado à noite, os pais e os dois filhos caminharam pelo centro da cidade e ficaram extasiados com os prédios, as luzes, o movimento de pessoas e veículos. Não se cansavam em admirar as luzes, que piscavam em anúncios coloridos em toda a extensão das avenidas.

            Para eles, que moravam na roça, tudo era novidade, a cidade, a igreja matriz, o cinema, as escolas, os jardins, os parques, tudo muito grandioso. Dirceu fez questão de mostrar um pouco da cidade grande para os filhos; não sabia quando teria nova oportunidade.

           Mas, o que mais chamou a atenção dos adolescentes, foram as lambretas, muito em moda na época. Rui e Marília ficaram extasiados ao vê-las passar correndo por eles.

            Entretanto, no semblante da mãe havia uma ruga de preocupação, que teimava em vincar na carne. O pai também trazia no coração uma dúvida crescente.

             – Será que o Benjamim, ao voltar para casa, vai sentir a diferença gritante, que há entre a vida simples da roça e os luxos que o tal médico lhe proporcionou? Até que ponto ele fora contaminado com as novidades? Colocou o pai, apreensivo.

        Na verdade, os dois perceberam que havia no ar uma sensação de perda do filho, para alguma coisa nova e que tinha pouca explicação. Muitas perguntas pairavam no ar, que martelavam na cabeça do casal. Então, Teresa soltou a pergunta, que a estava sufocando:

            - Por que um homem tão poderoso se interessara por um menino pobre da roça? Qual será sua real intenção? Estou preocupada homem!

           - Sim, você tem razão, na próxima visita vou conversar com o doutor Catena.

           Depois, Dirceu se fechou, aquela história o deixava nervoso, não sabia direito como agir sem prejudicar o filho. Nunca estivera em uma situação tão difícil, não sabia se era boa ou ruim a afeição do médico para com o Benjamim.

Mais dez dias se passaram e logo após o almoço, uma ambulância adentrou a porteira do sítio. Nela estavam um enfermeiro, o motorista e o paciente Benjamim.

 O veículo trazia o menino de volta para casa; fora liberado para passar o Natal com a família.  Trazia consigo uma mochila com todos os presentes que ganhara no hospital e uma pasta cheia de recomendações médicas a serem seguidas. Tinha, inclusive medicamentos para tomar durante sua permanência ali.

Teresa ficou feliz ao receber o filho de volta, seu Natal estava salvo. Quando Dirceu chegou, também ficou entusiasmado com a volta do menino. Faltava apenas uma semana para o Natal e todos ficaram felizes com a família reunida.

Benjamim contou que o Dr. Olavo Catena fora viajar e dissera, que achava justo ele passar as festas com sua família. Trazia consigo uma carta orientando a sua reinternação no início de janeiro.

O paciente tinha várias restrições, sua perna estava imobilizada com gesso, mas no local da fratura havia uma abertura onde deveriam trocar o curativo. A fratura estava se consolidando, mas havia sinais de infecção. Por isso, todas as recomendações e os antibióticos para serem tomados em horários pré-determinados.

A mulher franziu a testa, nada sabia sobre cuidados de enfermagem, remédios e curativos. Na roça os cuidados se resumiam a água, sabão, mercúrio-cromo ou merthiolate. Teresa sentia medo em mexer na perna de Benjamim, precisava de ajuda urgentemente.

Um texto de Eva Ibrahim Sousa

MEU MUNDO REINVENTADO.

UM BLOG PARA POSTAR CONTOS CURTOS E EM CAPÍTULOS.