MOSTRAR VISUALIZAÇÕES DE PÁGINAS

quarta-feira, 24 de junho de 2020

"VOLTA PRA MIM" "(...) ESSA PAIXÃO É MEU MUNDO, UM SENTIMENTO PROFUNDO. SONHO ACORDADO UM SEGUNDO, QUE VOCÊ VAI LIGAR. O TELEFONE QUE TOCA, EU DIGO ALÔ SEM RESPOSTA, MAS NÃO DESLIGA, ESCUTA O QUE EU VOU TE FALAR. (...)" ROUPA NOVA. COMPOSITORES: CLEBERSON HORSTH VIEIRA DE GOUVEIA/ RICARDO GEORGES FEGHALI

                 COM LÁGRIMAS NOS OLHOS

CAPÍTULO NOVE
         Alana estava melhorando aos poucos e já conseguia dizer algumas frases, sem precisar parar para tossir. Treinou durante uma semana para sua apresentação. Era o primeiro vídeo que ela fazia para o youtube e sua expectativa era muito grande.

           A convalescente ainda ficava muito tempo dentro do seu quarto, a fraqueza estabelecida durante o tempo de sua internação, custava a ser vencida. Mesmo tendo uma alimentação balanceada e farta, não tinha apetite. Os alimentos não tinham gosto de nada, parecia que eram pastas insossas.

           Passava grande parte do tempo deitada, sentia-se muito cansada aos menores esforços realizados. O médico disse que poderia demorar bastante, para a paciente se recuperar; seu caso fora muito grave.

            O técnico em informática a ensinou a mexer com o sistema da internet e, ela passou dias construindo um projeto. Em outros dias, Alana esteve aprendendo como criar, editar e postar vídeos no youtube. Queria esclarecer as pessoas sobre o Coronavírus, do ponto de vista de uma paciente.

           O primeiro vídeo seria sobre os três dias anteriores a sua intubação, pois durante os dez dias em que ela esteve sedada, não se lembrava de nada. Era um intervalo sem lembranças em sua vida, poderia ter morrido, que não saberia ou sentiria qualquer coisa. Aqueles dias faziam parte do grande mistério, que envolve a eternidade.  

            As gravações foram feitas aos poucos, por isso o vídeo teria que ser editado. A nova youtuber parou, muitas vezes, para descansar, era um esforço desgastante. Respirava fundo e depois de tomar fôlego, continuava. Foram horas de gravação, para completar o roteiro. Saulo contratou um webmaster para assessorar sua esposa, ele queria ajuda-la em sua recuperação; a amava e queria fazê-la voltar a se ocupar de coisas úteis.

            Alana abriu a apresentação de dentro do seu quarto e foi logo dizendo, que o propósito daquele vídeo era o de ajudar as pessoas. Queria esclarecer fatos sobre a tão terrível doença. Assim, seu relato começou:

         - A última vez que saí da minha casa, foi para fazer compras no mercado, acompanhada da minha secretária do lar. Não tivemos nenhuma intercorrência relevante, que pudesse explicar o fato de eu ter pegado o Covid 19.

           - Depois dos acontecimentos, nós, eu e a Vanda, nos lembramos que, dias antes, estivemos na manicure. Lá havia uma cliente que estava com gripe, segundo informações dela própria. Conversamos durante a espera do atendimento, possivelmente tratava-se de Coronavirus, mas nunca saberemos. Não sei o nome dela e muito menos o endereço, era uma freguesa ocasional do salão de beleza, esclareceu a dona do estabelecimento.

         - Também não importa de onde veio o vírus, mesmo porque o médico disse que poderia ter vindo de qualquer lugar, até de uma correspondência do correio, ou no próprio mercado, uma vez que ele está no ar e é altamente transmissível.

            - À noite, que precedeu a minha ida ao hospital, foi a mais terrível possível. Dores no corpo, febre, diarreia, dor de cabeça e falta de ar foram os motivos da minha internação.  Nos dias seguintes, apesar de tomar uma porção de remédios na veia, eu só piorava.

          - A falta de ar era insuportável e o esforço para aspirar o oxigênio era enorme, parecia sufocar. No terceiro dia, eu pensei que iria morrer, estava ofegante e com muita febre; não conseguia deitar, tamanha era a dor nas costas, ficava sentada na cama.

          - Nesse dia, eu ouvi o médico dizer para a enfermeira, que tinha vagado um respirador e que ela deveria me preparar para o mesmo. Não poderiam esperar mais, ou iriam me perder.

            – Eu estava tão mal, que não entendi o que eles disseram. Qualquer coisa para que eu pudesse respirar, seria bem-vinda.

            Então, seus olhos se encheram de lágrimas, a emoção tomou conta de sua voz. Ela respirou fundo para terminar o vídeo e agradeceu a todos que assistiam. 

           E no final, disse que continuaria o relato no próximo vídeo, a emoção a fez parar por ali.

Um texto de Eva Ibrahim Sousa.


MEU MUNDO REINVENTADO.

UM BLOG PARA POSTAR CONTOS CURTOS E EM CAPÍTULOS.