MOSTRAR VISUALIZAÇÕES DE PÁGINAS

sexta-feira, 26 de junho de 2015

"QUE MINHA SOLIDÃO ME SIRVA DE COMPANHIA, QUE EU TENHA A CORAGEM DE ME ENFRENTAR, QUE EU SAIBA FICAR COM O NADA E MESMO ASSIM ME SENTIR COMO SE ESTIVESSE PLENA DE TUDO". CLARICE LISPECTOR-- VIVER O LUTO PARA SOBREVIVER. EVA IBRAHIM

SOLIDÃO
CAPÍTULO QUINZE
            Quando Celina chegou ao portão de saída do cemitério, amparada por sua mãe, olhou para trás e viu uma calmaria inquietadora; nem uma folha de árvore se mexia. O tempo parecia haver parado ali, naquele silêncio assustador. A moça andou rapidamente até o automóvel de seus pais e se jogou no assento traseiro, pois, Cesar segurava a porta aberta para ela e a mãe entrarem. Em seguida, chorando pediu para sair logo dali; queria sumir e apagar aquele dia de sua vida.

             O trajeto até a casa de seus pais demorou uns trinta minutos, todos em silêncio, onde só se ouvia os soluços de Celina. A família permanecia calada, pois nada poderia minimizar a situação vivida pela viúva. A mãe aconchegava a filha apoiada em seu peito e o pai e irmão mantinham respeito pelo momento trágico.

             Os dias se arrastavam naquela casa e a moça ficava a maior parte do tempo dentro de seu antigo quarto. Estava emagrecida, pálida e muito triste; fora afastada de suas funções na escola por tempo indeterminado. Precisava se recuperar para assumir sua classe de educação infantil. As crianças precisavam da antiga alegria de Celina e não de sua depressão.

           O traço mais comum do luto, não é somente a depressão, mas, episódios de dor lancinante, carregados de ansiedade. A saudade de Fernando era quase insuportável para Celina, que compareceu à missa de sétimo dia com sentimentos de pânico, boca seca, revolta e mão trêmula; sempre apoiada pela mãe e familiares.

             No décimo dia, ela, a mãe e a sogra foram à casa onde a moça morava com o marido, pois, precisavam resolver o que fariam com as coisas que havia ali. A dor que começou desde o momento da dolorosa notícia, atingiu seu ápice no momento do retorno a casa do casal. As fotos do casal sorrindo em sua lua de mel na praia, despertaram em Celina uma crise de dor sufocante. A sogra se pôs a chorar e a mãe da viúva tentava mediar tanta dor.

         Foi uma grande tortura mexer nas coisas de Fernando; as três mulheres saíram arrasadas. O luto estava muito recente e deveriam chorar seu morto até aquela angustia se esvair. Os sentimentos de dor vinham a qualquer hora do dia ou da noite. Começava com a respiração permeada por suspiros profundos, inquietações, dificuldades de concentração e pensamentos relativos a perda, causando grande sofrimento.

             Em seguida, vinha o sentimento de revolta contra Deus; depois o isolamento forçado e a recusa em receber os amigos e parentes. Celina queria viver a solidão que lhe fora imposta do seu jeito. Então, passou a sair de casa disfarçada com roupas grandes, cabelos soltos e óculos escuros; dizia à sua mãe que precisava caminhar para não enlouquecer.

             Andava furtivamente a procura de alguma coisa nos lugares onde estivera com o marido; queria um sinal, uma lembrança dos momentos felizes que viveram juntos. Os dias passavam e ela nada encontrava e num certo dia ela pensou em ir à um centro espírita, na esperança de entrar em contato com Fernando. Entretanto, sua mãe a demoveu da ideia, incentivando-a a procurar o Padre e se aconselhar com ele.

         A viúva estava vivendo as dores do luto recente, dissera o pároco para a mãe da moça; deveriam vigiar e ter paciência, algum dia tudo aquilo passaria. Celina precisava daquele tempo de luto, para poder sobreviver a tragédia que fora seu casamento.

Antes da missa de um mês da morte de seu marido, a viúva quis ir ao cemitério e quando pôs suas mãos sobre o mármore frio, que cobria o túmulo, ela sentiu que ele não estava lá e saiu chorando. Naquele momento ela compreendeu que ele não seria encontrado em nenhum lugar, apenas viveria em suas lembranças.
Um texto de Eva Ibrahim.

Continua na próxima semana.
MEU MUNDO REINVENTADO.

UM BLOG PARA POSTAR CONTOS CURTOS E EM CAPÍTULOS.