MOSTRAR VISUALIZAÇÕES DE PÁGINAS

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

"...SE EU ROUBEI. SE EU ROUBEI TEU CORAÇÃO. TU ROUBASTE. TU BOUBASTE O MEU TAMBÉM. SE EU ROUBEI. SE EU ROUBEI TEU CORAÇÃO. É PORQUE. É PORQUE TE QUERO BEM." MÁRIO LAGO E ROBERTO MARTINS

NAS SOMBRAS

CAPÍTULO TRÊS
           Cirilo Artur ficou assustado, não poderia nem pensar, que sua amada pudesse ficar doente; sentiu-se enjoado com aquela possibilidade.

           - Iremos ao médico, com certeza; afirmou para o dentista.

           E, no mesmo dia procurou um hospital, onde sua esposa foi atendida no Pronto Socorro e liberada em seguida: estava, aparentemente, recuperada. O médico pediu diversos exames e marcou o retorno da paciente para o consultório médico do convênio de Cirilo Artur.

          Olívia fez todos os exames e ficou constatado que ela estava com anemia. Necessitava de medicamentos, além de um reforço alimentar. O marido esforçava-se, para que ela tivesse a melhor alimentação para curar sua anemia; ficara temeroso pela saúde da mulher.

           Ele fazia tudo o que as pessoas de suas relações, diziam ser adequadas para curar anemia. Comprara uma panela de ferro para Olívia cozinhar e introduziu fígado bovino na alimentação diária do casal. Quando sua mulher protestava ele dizia:

           -Se não fizer bem, também não fará mal.

           Depois de alguns dias, Olívia parecia bem, estava corada, disposta e com uma boa aparência. Parecia que a paz voltara ao lar de Cirilo Artur. No entanto, depois de um mês, apareceram alguns caroços nas axilas da moça. Além disso, apareceu também, um caroço na base do pescoço, que cresceu e inflamou.

            A moça passou dias com muita dor e só conseguia dormir sob o efeito de analgésicos e anti-inflamatórios receitados pelo médico. Mas, a medicação não desinflamou o abcesso e, ela precisou ser submetida a uma incisão cirúrgica no local, com a colocação de um dreno e a introdução de antibióticos.

             Durante dias, Olívia ia fazer curativos no pronto atendimento da clínica e sempre havia drenado muita secreção purulenta; a infecção não estava controlada. O médico, temeroso, percebeu que a situação estava muito complicada e resolveu encaminhá-la para um hospital grande e com mais recursos.

             A moça ficou internada para ser submetida a outra bateria de exames; seu caso parecia ser pior do que se poderia imaginar. Um mês inteiro tomando antibióticos e não melhorou. Diante desta situação, Cirilo Artur pediu para o médico a transferência de sua esposa para um hospital de referência da região, ele estava desesperado com a doença, que acometera sua esposa.

             Olívia havia emagrecido cinco quilos em um mês, estava pálida, sempre enjoada e com o estômago doendo:

            - Uma situação preocupante, porém, vamos aguardar os exames, dissera o médico que a recebeu no complexo universitário.

             Novos exames e tomografia, ressonância magnética e uma biópsia do local do caroço supurado. Cirilo Artur perdera o sossego, vivia do trabalho ao hospital e vice e versa, estava exausto. Olívia estava cada dia mais enfraquecida; parecia que estava sumindo aos poucos.

             Mais uma semana de espera pelo resultado da biópsia, que era urgente, dissera o médico. E quando veio, o diagnóstico foi fechado:

            - Uma facada no peito teria doido menos, disse Cirilo Artur para sua mãe no telefone. Depois calou-se, estava emocionado.

             - Fala meu filho, não me deixa nesta aflição. Pediu a mãe apreensiva.

             - O médico chegou com um papel na mão e disse para mim e Olívia, que as notícias não eram boas. Em seguida, olhando para Olívia e com um jeito sério, compenetrado, falou:

             - Sinto muito, mas você está com câncer nos gânglios linfáticos. É um câncer agressivo, que se chama “Linfoma Não-Rodgkin”. Faremos tudo que a ciência disponibiliza e usaremos todos os recursos que temos para combater esse mal. Inclusive a quimioterapia, radioterapia e tudo o que for necessário; juntos venceremos essa etapa difícil, mas perfeitamente possível. Vou marcar a quimioterapia e depois voltaremos a conversar.

             - Então, ele saiu do quarto nos deixando paralisados. Olívia agarrou-se a mim e chorou até adormecer. Eu fiquei na mesma posição, parecia que o quarto estava cheio de sombras escuras. Sua voz embargou e ele conteve um soluço.

            - É isso mãe, minha mulher está com câncer.

Engoliu o choro e desligou, deixando mais uma pessoa nervosa e com o coração na mão.

Um texto de Eva Ibrahim
MEU MUNDO REINVENTADO.

UM BLOG PARA POSTAR CONTOS CURTOS E EM CAPÍTULOS.