MOSTRAR VISUALIZAÇÕES DE PÁGINAS

sexta-feira, 19 de junho de 2015

"UM DIA, ALGUÉM VAI TE ABRAÇAR TÃO FORTE, QUE TODOS OS PEDAÇOS QUEBRADOS DENTRO DE VOCÊ SE JUNTARÃO NOVAMENTE". AUTOR DESCONHECIDO -- O TEMPO NÃO PODE PARAR. EVA IBRAHIM

ADEUS AMOR

CAPÍTULO CATORZE

           Celina estava abobalhada, mal conseguia raciocinar; sua vida se acabara e ela temia não resistir a tamanho desgosto. A mulher parecia um zumbi, pois, de vez em quando vinha sua mãe e a forçava a tomar calmantes. Sentada no sofá, fixava um ponto qualquer. Tinha o pensamento perdido em algum lugar onde não queria estar; sua expressão era de total desalento.

            A família de seus pais e dos pais de Fernando estavam ali, para prestar sua última homenagem ao parente morto. Alguns davam razão a ele e outros o chamavam de covarde por ter desistido da vida. Controvérsias a parte, a casa estava cheia de gente e isso incomodava a viúva, que queria chorar seu morto em paz.

            Trancou-se no quarto, não queria ver ninguém, no entanto, sua mãe insistiu até Celina abrir a porta; ficaria ali para lhe fazer companhia naquele momento triste. A mulher estava preocupada com a filha. Logo em seguida a sogra também entrou no quarto e se aproximou da nora. As duas padeciam da mesma dor, a morte de Fernando. As duas mulheres choravam abraçadas, precisavam de força para seguir em frente.

            As horas passavam lentamente e Celina não aceitava nenhum alimento. Dizia que não passavam em sua garganta, que acobertava um nó; não saberia dizer quando conseguiria desfazê-lo. Era muito triste saber que Fernando estava morto daquela maneira.

           - Por que ele fizera aquilo com ela? Deveria ter-lhe contado os maus pensamentos que tinha, ela o teria ajudado. 
          Chorava no ombro da sogra, que era quem mais entendia seu sentimento e partilhava com ela. Duas mulheres com sentimentos diferentes, porém intensos; a perda doía na alma da mãe e da esposa do defunto.

            Cesar tocou no ombro de Celina dizendo que deveria se arrumar para ir ao velório do marido. Estava ficando tarde e o corpo seria conduzido ao necrotério do cemitério. Teriam somente duas horas para velar o defunto, devido ao fato de ter morrido há vários dias.

           A viúva levantou-se como se fosse um robô e seguiu sua mãe que escolheu sua roupa e a ajudou a vestir-se. Estava pronta para a missão mais difícil de sua vida, entregar à terra seu grande amor. 
           
         Sua mãe falou em Deus, paciência, porém ela estava muito revoltada para poder entender alguma coisa. Não saiu dali espontaneamente, foi levada por braços amigos que a dirigiam para onde deveria ficar, ao lado do ataúde de Fernando. Celina olhava pelo vidro do caixão lacrado e mal podia reconhecer seu amor; parecia um rosto feito de cera. Imóvel, amarelado e inchado, gostaria de poder tocar nele.

            Algumas mulheres da vizinhança e amigas da família começaram a rezar o terço e todos acompanharam. Havia muita emoção no local, lágrimas rolavam em muitos rostos; parecia ser inevitável. E, logo após o Padre encomendar o corpo, foi iniciada a caminhada até a cova. Em seguida, diante de parentes e amigos o corpo desceu à sua última morada, sob o aplauso dos presentes.

        Alguém deu uma margarida para Celina jogar sobre o caixão. Foi sua última homenagem ao marido. Adeus amor, sussurrou a moça entre lágrimas enquanto a flor caia dentro da cova.
Um texto de Eva Ibrahim.

Continua na próxima semana.
MEU MUNDO REINVENTADO.

UM BLOG PARA POSTAR CONTOS CURTOS E EM CAPÍTULOS.