MOSTRAR VISUALIZAÇÕES DE PÁGINAS

quarta-feira, 5 de junho de 2019

"NOSSA SENHORA" "(...) NOSSA SENHORA ME DÊ A MÃO, CUIDA DO MEU CORAÇÃO, DA MINHA VIDA, DO MEU DESTINO, DO MEU CAMINHO, CUIDA DE MIM". ERASMO CARLOS E ROBERTO CARLOS

COM LÁGRIMAS NOS OLHOS

CAPÍTULO OITO
            A jovem retornou para sua casa com os pais de Marcelo, mas prometeu voltar para assistir as finais na semana seguinte. O rapaz ficou alojado com sua comitiva, havia muitas coisas a serem realizadas nos próximos dias. Marcelo estava feliz, tinha alguém que vivia em seu coração, se importava com ele e isso o incentivava.

           O peão de boiadeiro estivera, por seis meses, afastado de todos os rodeios, durante a sua recuperação do acidente com seu cavalo Jiló. Este mesmo, que o ferira gravemente, estava ali e, Marcelo estava empenhado em competir com ele novamente. Seus pais tentaram dissuadi-lo, mas não obtiveram sucesso.

            Em meio a tantos peões estava o Roque, um peão vencedor da montaria de cavalos, em anos anteriores, agora ficava por conta das histórias contadas boca a boca. Os mais novos se reuniam para ouvir o homem experiente; nunca era demais saber dos segredos das arenas de touros e cavalos. O velho peão começou dizendo:

            - Uma vez peão, sempre peão, não importa onde vá, ou o tempo que passar. Essa arte fica entranhada na alma da gente, só a morte pode apagar. Então, diante do olhar de espanto dos rapazes, ele prosseguiu:

              - As comitivas ficam instaladas na área do camping, é muito grande o lugar reservado para recebê-las. É o local onde eles cozinham, preparam suas vestimentas, trocam ideias com os companheiros e conquistam amigos verdadeiros, que encontram em outros eventos e os acompanham por muito tempo. Os peões de boiadeiro e todos os sertanejos que frequentam os rodeios, têm um grande sentimento de solidariedade e fé em Deus.

           Angel estava inquieta, desde que Marcelo lhe mandou uma mensagem, dizendo que Jiló estava inscrito para participar do concurso. À noite, no silêncio do seu quarto, a menina ajoelhou e pediu à Nossa Senhora Aparecida para proteger o seu amor, já que não conseguiria impedi-lo de montar o animal perigoso.

              Roque tinha alma de sertanejo e a toda hora tirava o chapéu e se benzia, pedindo proteção a Nossa Senhora. Em seguida colocava o chapéu novamente na cabeça, tirava um pigarro da garganta e prosseguia:

           - Na hora do descanso no camping, muitos causos são compartilhados; histórias de peões que venceram por um triz, ou que morreram lutando por uma vitória. Esse evento grandioso, que movimenta milhões, tem um lado social muito importante, o “Hospital de Amor” para o tratamento do câncer.

            - Uma instituição conhecida mundialmente e referência no Brasil para o tratamento de tão grave patologia. O governo repassa uma parte da verba e o restante é coberto por doações. Os cantores sertanejos contribuem com boa parte das despesas do hospital de amor. Existem alas com nomes de seus benfeitores, que promovem shows, cuja renda vai para o hospital.

           - A programação da festa se estende por todos os dias da semana. A rainha do rodeio é escolhida com antecedência e faz as apresentações relevantes, para a promoção da festa do peão de boiadeiro. Nas aberturas dos trabalhos, a rainha monta a cavalo e com a bandeira da cidade, que acolhe o evento, desfila orgulhosamente. A jovem é muito aplaudida, enquanto dá voltas na arena acompanhada dos peões, que irão se apresentar naquela noite.

            - Em seguida, o narrador faz a oração pedindo proteção e, somente depois disso, que o berrante toca firme e forte para iniciar os trabalhos. Todas as noites, ocorrem shows de cantores sertanejos, depois das apresentações na arena. Esses locais estão sempre lotados, com pessoas de todas as partes do Brasil e também do exterior.

            - Há, também nas arenas, as seleções para as apresentações finais das montarias e concursos paralelos, tais como, o concurso de berrantes para homens e no dia seguinte, para mulheres. O famoso pau de sebo, para ver quem consegue chegar no topo e alcançar o prêmio. Um dos concursos mais concorrido é o da dança folclórica da ‘Catira” disputada por homens e, o concurso dos três tambores exclusivo para mulheres.

          - Esses homens destemidos diante de um cavalo xucro, ou um touro enraivecido pelas amarras em seu ventre, podem ser vistos ajoelhados e com o chapéu nas mãos. Agem assim, em respeito à Nossa Senhora Aparecida durante a oração, que precede a grande final.

             - A arena, com sessenta mil pessoas nas arquibancadas, se cala para ouvir a oração de agradecimento e pedidos de proteção. Muitos vão as lágrimas de emoção, os homens são sensíveis aos pedidos, pois vão enfrentar a morte em cima de animais bravios, muito mais fortes do que eles, assim que o berrante tocar.

              Na sexta-feira, os pais de Marcelo passaram na casa de Angel, para leva-la com eles para Barretos. Na chegada, o rapaz já os aguardava, estava feliz por rever sua família e principalmente sua namorada. Naquele dia, começariam as eliminatórias para a final de domingo.

 Um texto de Eva Ibrahim Sousa.


MEU MUNDO REINVENTADO.

UM BLOG PARA POSTAR CONTOS CURTOS E EM CAPÍTULOS.