MOSTRAR VISUALIZAÇÕES DE PÁGINAS

sábado, 11 de maio de 2013

"PERGUNTARAM À FLOR DE ONDE VINHA E ELA RESPONDEU: DE UMA SEMENTE QUE NÃO SE ACOVARDOU" AUTOR DESCONHECIDO.---ESCREVA E SEU SILÊNCIO GANHARÁ VOZ. EVA IBRAHIM


                                CORDA DE FUMO
O homem corria atrás do menino, que olhava furtivamente, pois, estava com medo de ser alcançado; a surra viria de qualquer jeito. A falta fora muito grave e o castigo seria justo, pensava o menino. Rogério tremia de medo, porque seu pai trazia a corda de fumo nas mãos.
Na casa de Jardel havia um lugar destinado a pendurar a corda de fumo, que fora feita pelo avô de Jardel e passada de pai para filho. Estava na casa dele há cinco anos e nunca fora usada, servia para tirar o diabo do corpo de quem precisasse.
Os antigos diziam que somente a corda de fumo afastaria o demônio do possuído, era a crença popular da região dos Jatobás. Corria um boato de que havia oito mil capetas em um antigo pé de Jatobá que ficava na praça central da vila. Ninguém tinha certeza, pois, não havia como contar capetas pulando de galho em galho, mas, era melhor evitar. Por isso as famílias mais antigas traziam suas cordas de fumo penduradas nas paredes para o caso de um capeta incorporar algum Jatoboaense.
Jardel trabalhava de ajudante de pedreiro para sustentar sua família, a mulher e quatro filhos. Alda, sua esposa, tinha pressão alta e diabetes, não podia sair para trabalhar e os filhos eram crianças em idade escolar; a família dependia dele.
Passavam muitas dificuldades naquela casa, o dinheiro era escasso, mas comida nunca faltou. Havia uma pequena horta no quintal e algumas galinhas poedeiras. Alda fazia o almoço logo cedo e mandava um dos filhos levar a marmita para o pai, que trabalhava em uma construção ali perto. Cada dia mandava um dos meninos e Alice, a filha, ajudava na casa. A mãe não entendia porque os meninos chegavam a discutir para levar o almoço do pai; parecia que gostavam muito da tarefa. Rogério, o mais velho, estava sempre pronto para pegar a marmita e levar para o pai. Alda achava graça, pois, crianças naquela idade gostam de brincar e os dela queriam agradar o pai; ela sorria feliz.  
Jardel recebia o almoço e procurava um lugar onde pudesse comer sem que os colegas vissem; pois sentia pena no olhar de cada um. A sua marmita era a única que não tinha mistura, nem um pedaço de carne ou um ovo frito, somente o arroz e o feijão.
Por diversas vezes tentou perguntar à Alda se não tinha nada para por na marmita, porém, acabava desistindo, tinha pena de sua mulher. Os colegas de trabalho de Jardel queriam dividir a mistura com ele, mas o homem não achava justo, pois todos tinham muito pouco. Ele sentia-se humilhado e comia longe das vistas dos outros, tinha vergonha daquela situação.
Um dia, os filhos tiveram que ir á Escola mais cedo e a mulher acompanhada da filha foi levar a comida ao marido. Quando Jardel abriu a marmita deu um sorriso; estava cheia e com muita mistura. Arroz, feijão, mandioca frita e um gomo de linguiça assada na brasa. O homem comeu com gosto sob os olhares atônitos dos colegas.
- Onde será que sua esposa arrumara dinheiro para comprar a linguiça? Ela vivia fazendo crochê e poderia ter vendido algum trabalho, pensou Jardel, feliz da vida. Chegou a sua casa alegre e queria agradecer à sua mulher, mas temia ofendê-la e resolveu ficar calado. Amava sua família e não queria brigas ali, comeria o que tivesse.
Na segunda-feira, Rogério levou o almoço e Jardel, ansioso, abriu a marmita. Estava como sempre, somente arroz e feijão; teria que conversar com Alda. Não era certo, ele trabalhava em um serviço pesado e merecia ao menos um ovo frito. Havia visto ovos sobre a mesa; não custava nada ela fritar um ovo para ele. Passou o resto do dia triste e nervoso, não poderia ficar calado, estava com vergonha dos colegas que queriam repartir sua mistura com ele.
Depois do jantar ele sentou-se com sua esposa e perguntou a ela se o dinheiro não dava para comprar mistura, ele estava preocupado. A mulher, surpresa, indagou ao marido o porquê daquela pergunta. Jardel, emocionado e com os olhos cheios de lágrimas disse que todos no serviço, tinham pena dele, que era o único que comia sem mistura.
A mulher ficou em pé e atônita disse ao marido que nunca mandara comida sem mistura para ele.
- O que estaria acontecendo?
 O pai chamou os três meninos e os dois menores começaram a chorar. Disseram que comiam as misturas quando levavam a marmita, mas quem comia mais era o Rogério, que ameaçava bater neles se contassem a alguém o fato.
O pai trancou os dois filhos menores no quarto, porque depois acertaria a conta com eles. Pegou o fumo em corda, que estava pendurado na parede e foi para cima de Rogério, o filho mais velho. Dizendo que é com fumo em corda que se tira o diabo do corpo das pessoas, ele saiu correndo atrás do filho.
As pessoas que passavam na rua paravam para ver o desfecho daquela situação. O Jardel, homem pacato, correndo na rua com a corda de fumo para bater no filho, era inédito; o caso parecia muito grave.
-Por que o homem estaria tão irado? Era a pergunta que estava em cada rosto ali parado. Alda veio atrás pedindo para o marido relevar a traquinagem e o homem parou no meio da rua. Não parecia certo resolver as coisas de sua casa na frente de pessoas estranhas, Jardel pensou e resolveu mudar de atitude. Rogério era um menino de treze anos e o pai não tinha pernas para acompanha-lo, mas tinha autoridade e foi assim que alcançou o filho.
–Pare agora ou você não entra mais em casa. Rogério parou e o pai pegou o menino pelo braço conduzindo-o a sua casa para apanhar de fumo em corda. Chegou a casa e o menino pedia perdão ao pai, dizia que fizera aquilo sem pensar, pois, tinha muita fome. Sabia que estava errado, mas era guloso e inconsequente.
Jardel dependurou a corda no lugar reservado e mandou que os três filhos sentassem no sofá e lhes explicou que o que fizeram era um ato desumano. Formavam uma família e repartiriam tudo o que tinham, mas teriam que respeitar uns aos outros e como castigo eles comeriam somente arroz e feijão durante seis meses. Os meninos permaneceram de cabeça baixa, pois sabiam que o castigo fora justo.
Ainda bem que o bom senso prevaleceu e o pai não utilizou a corda de fumo; não foi dessa vez, mas faltou muito pouco para a corda lamber as pernas dos meninos. Continua lá para qualquer dia tirar o diabo do corpo de quem necessitar. Um texto de Eva Ibrahim.

domingo, 5 de maio de 2013

"VOLTA TEU ROSTO NA DIREÇÃO DO SOL E, ENTÃO, AS SOMBRAS FICARÃO PARA TRÁS". SABEDORIA ORIENTAL. --- ENQUANTO HOUVER SONHOS, HAVERÁ POSSIBILIDADES--- EVA IBRAHIM


                                       PELA ESTRADA AFORA.
O automóvel parou no estacionamento do Supermercado e sua motorista tirou o cinto para descer do veículo. Tânia, a mãe de Isabela, a noiva do sábado seguinte, queria comprar flores e uma caixa de bombom para presentear sua irmã; desejava muito que ela comparecesse ao casamento de sua filha. Erica era a mais frágil das irmãs e a mais carente. Tânia preocupava-se com ela porque era depressiva e estava completando cinquenta anos; temia um agravamento do quadro. Toda mulher quando faz cinquenta anos fica arrasada, pois é um marco na vida de cada uma; pensava a mulher. Seguiria direto para a casa de Érica, teria que convencê-la pessoalmente ou sua irmã não iria ao casamento de sua filha.
Olhando pelo retrovisor do automóvel, Tânia percebeu dois homens se aproximando em atitude suspeita. Um jovem de cor parda e um menor de idade de cabelos louros. Ela tentou fechar o automóvel, mas, uma grande mão segurou o vidro e a outra mão empunhava um revolver horrível. Enquanto ela olhava paralisada, o menor de idade sentou-se no banco do carona, ao seu lado. O mulato entrou pela porta detrás e sentou-se com a arma encostada em sua cabeça. Quando ela estava dominada o bandido mandou que tocasse o carro.
 –Vamos dar um passeio tia, fique quieta e colabore, que nada de mal acontecerá, morou?  – Tá ligada velha?
A mulher tinha sessenta anos e nunca passara por uma situação parecida, estava apavorada. Pensou em seus filhos e depois elevou o pensamento a Deus, pois somente ele poderia tirá-la daquela situação triste. Ela sempre dirigiu muito bem, mas, sobre pressão sentia-se incapaz. Quando ela diminuía a velocidade, o bandido que estava no banco detrás cutucava seu pescoço com o revolver e perguntava se ela não tinha medo da morte. Tânia tremia e não conseguia dizer nada, estava paralisada; parecia um piloto automático dirigindo. Pensava em Isabela, que estava com tudo preparado para o casamento.
 –Se a mãe morresse a filha não poderia ficar feliz no dia mais importante de sua vida. Pensava a mulher entristecida.
Os bandidos diziam querer grana e procuravam um caixa eletrônico, em lugar tranquilo, para sacar dinheiro. Eles queriam muito dinheiro; o que deixava Tânia mais nervosa; ela não tinha muito dinheiro, gastara com os preparativos do casamento de sua filha. O menor de idade pegou a bolsa que estava no chão e começou a tirar as coisas que lhe interessava. Pegou o celular e perguntou ao outro se poderia ficar com ele.
 -“Vira lata me deixa ficar com o celular”?
–Depois eu vejo isso, respondeu Vira-Lata, vamos ao que interessa Alemão, tem cartão de Banco ai?
 – Sim, alguns. Respondeu o Alemão.
Mandaram a mulher estacionar o automóvel em frente a um Banco e pediram a senha. Enquanto um entrava para pegar o dinheiro o outro ficava com a arma apontada para ela, obrigando-a a agir normalmente. Retiraram o dinheiro que o caixa permitiu e saíram pela estrada afora, não queriam abandoná-la, pois pretendiam sacar mais dinheiro com outro cartão. Tânia estava desesperada, porém, não via saída; temia pela própria vida.
Rodaram enquanto havia combustível no tanque do veículo, depois pararam em um Posto á beira da estrada para colocar gasolina e comprar cervejas. O Vira Lata entrou na loja de Conveniência e o Alemão ficou no carro olhando o movimento. A mulher tinha um papel do pedágio ao alcance da mão e uma caneta no bolsão da porta do carro. Queria escrever alguma coisa, mas, era muito perigoso, se pegassem estaria morta, com certeza. Começou a rezar baixinho, precisava de um milagre. O jovem se distraiu com um caminhão de circo que entrou no pátio do Posto e Tânia escreveu no papel.
 “-Sequestro, socorro”.
Colocou dentro da nota de cinquenta reais que deu para o rapaz da bomba. Com uma caixa de cervejas no automóvel mandaram a mulher seguir em frente. O frentista ficou paralisado com o papel na mão e assim que o carro saiu ele mostrou para o gerente do Posto. O homem pegou o papel e ligou para a polícia dando as características do automóvel; em seguida foi informado que o automóvel seria interceptado.
Tânia orava baixinho enquanto os dois bandidos bebiam uma cerveja atrás da outra; parecia que estavam com muita sede. Ás vezes ela diminuía a velocidade e eles encostavam o revolver em sua cabeça, mandando correr. O automóvel seguia estrada afora e nem seus ocupantes sabiam onde iria parar. A mulher de tão nervosa que estava não conseguia pensar em nada, só em Deus.
Os bandidos davam sinais de embriaguez e Tânia diminuía a velocidade, eles apontavam a arma e ela corria, até que viram luzes vermelhas de carros da policia a um km de distância. Em pânico, os dois bandidos mandaram a mulher dar meia volta no automóvel e retornar. Eles estavam bêbados e pareciam enlouquecidos. Gritando, eles ameaçavam a mulher o tempo todo; o Vira lata dizia que se morressem ela iria junto com eles. Não havia retorno e ela seguiu em frente a toda velocidade, até derrubar a sinalização da pista e jogar o automóvel no barranco, que derrapou e capotou parando no meio do asfalto. Os dois homens ficaram tão surpresos que não tiveram tempo de reagir.
Os bandidos estavam muito bêbados e mal conseguiam sair do automóvel quando foram algemados pela policia. O Vira lata tinha um ferimento profundo na perna direita e o Alemão um corte na cabeça, nada sério para dois bandidos daquele porte. A mulher tinha algumas escoriações no braço e um corte no queixo. Foi retirada do carro e colocada no automóvel da policia onde recebeu água e se deu conta da gravidade da situação.
Os policiais a cumprimentaram por sua coragem e por ter conseguido avisar, no Posto de combustível, de seu sequestro. Ela estava a mais de duzentos quilômetros de sua casa, rodara duas horas com os bandidos no automóvel. Os três foram levados ao Hospital de uma cidade próxima onde os familiares da mulher foram encontrá-la.
Não conseguiu visitar sua irmã no dia de seu aniversário, mas, lhe deu um grande abraço no dia seguinte. Estava viva e fora agraciada com um milagre, pois soube que o Vira lata era fugitivo da Penitenciária e um assassino frio. O Alemão era aprendiz de bandido; ambos foram para a prisão, de onde não devem sair tão cedo.
Quando Antonio, o marido de Tânia, soube da ocorrência pensou imediatamente em um sonho que tivera alguns dias antes; ficara impressionado. Ele previra o acidente de sua mulher. 
Não pensaria mais naquilo, afinal Tânia estava bem, apesar do susto.
Aquele episódio deixou o homem apreensivo, mas não disse nada à Isabela, temia estragar o casamento. Fez uma oração e entregou a Deus; todos estavam vulneráveis. Um texto de Eva Ibrahim.
MEU MUNDO REINVENTADO.

UM BLOG PARA POSTAR CONTOS CURTOS E EM CAPÍTULOS.