MOSTRAR VISUALIZAÇÕES DE PÁGINAS

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

"NÃO VOS ENGANEIS: DE DEUS NÃO SE ZOMBA; POIS AQUILO QUE O HOMEM SEMEAR, ISSO TAMBÉM CEIFARÁ". GÁLATAS 6:7 " BÍBLIA SAGRADA"

O AMOR DE DEUS

REVIVENDO A ESPERANÇA

CAPÍTULO UM
              Os últimos acordes da banda, que tocava no salão de bailes do clube de campo, soaram bem alto, anunciando o final do carnaval. No centro do salão, os foliões pararam para aplaudir, iniciava-se ali uma fase de recolhimento espiritual. Nas cidades pequenas do interior do país, ainda há respeito pela quaresma, o que já se perdeu nas grandes metrópoles.

               Filhos de famílias de imigrantes italianos, que chegaram ao Brasil no início do século vinte, Andreia e Samuel casaram-se no sábado de carnaval e pediram aos padrinhos, que o presente fosse em dinheiro, para viajarem. O destino era a Nova Jerusalém em Pernambuco, no nordeste brasileiro.  A partir daquele dia, iriam se preparar para a viagem de lua de mel e realizar um grande sonho.

              Os dois, que foram ao salão de baile apreciar a festa, se abraçaram, o desejo acalentado durante o namoro e noivado, começava a tomar corpo. Queriam assistir o maior teatro do mundo a céu aberto e presenciar a mais bela história da humanidade: a Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, na semana santa.

              A cidade teatro de Nova Jerusalém, que fica a 51 quilômetros da cidade de Caruaru e a duzentos quilômetros de Recife, a Capital do estado de Pernambuco, foi idealizada e construída por Plínio Pacheco, jornalista e diretor teatral. Iniciada em um mil novecentos e cinquenta e seis e inaugurada em um mil novecentos e sessenta e oito, é palco para a encenação da Paixão de Cristo.

              A grande estrutura foi edificada no distrito de Brejo da Madre de Deus. Nesse local vão pessoas de todos os lugares, para participarem da história Bíblica mais cativante do mundo. O teatro possui uma área de cem mil metros quadrados, com construções, lagos e arvoredos, que deixam o cenário mais próximo da época, em que ocorreu a passagem de Jesus pela terra.

             Representam uma reconstrução parcial da cidade de Jerusalém. Foi projetada para que a encenação seja realizada, com a maior veracidade possível. Contém uma muralha de três mil e quinhentos metros, setenta torres, vários lagos artificiais e nove palcos. Para sua encenação são necessárias cerca de quinhentas pessoas. Alguns são artistas conhecidos, atores da região e figurantes, todos vestidos com trajes típicos da época.

               O local chega a receber, em uma única noite, cerca de dez mil pessoas para acompanhar o drama da via sacra, de palco a palco. Cada parada demora cerca de vinte minutos e a apresentação inteira cerca de três horas e meia.

              O novo casal se conheceu na paróquia de Santo Antônio, na periferia de uma cidade do interior paulista. Os dois jovens eram assíduos frequentadores da igreja, trabalhavam em projetos comunitários e sempre diziam, que algum dia, iriam conhecer Nova Jerusalém. Finalmente chegou a hora, iriam passar a Semana Santa no nordeste brasileiro.

             Casaram-se no sábado de carnaval, porque a velha nona, uma imigrante italiana, mãe do pai de Andreia dizia:

              - "Ninguém pode se casar na quaresma, pois é época de resguardo e respeito para com Deus". E, todos obedeciam em sua família.

            Então, o matrimônio foi realizado no sábado de carnaval, para que eles pudessem viajar em lua de mel, para assistir o maior teatro do mundo, ao ar livre.

                 Chegaram a Caruaru no sábado, que antecedia a semana santa. No domingo depois da missa, alugaram um automóvel e foram conhecer a região, na qual está o teatro de Nova Jerusalém. A paisagem no agreste de Pernambuco é de transição entre a zona da mata e o sertão. Não é tão quente e seco como o sertão e nem úmido como a zona da mata. A brisa quente da tarde no agreste é um convite a passear e conhecer novos lugares.

                 Samuel e Andreia foram até a cidade de Brejo da Madre de Deus, onde fica situado o teatro de Nova Jerusalém.  A estrutura imensa de uma cidade murada aos moldes antigos, impressiona pela aparência. Tem-se a sensação de estar dentro de um livro de histórias antigas, revivendo a esperança.

                Os dois estavam ansiosos para assistir ao grande evento, que aconteceria durante a semana seguinte. Havia muita gente andando por aquelas bandas, cada um com um motivo diferente, a maioria por curiosidade e muitos pela fé e renovação de uma esperança de vida melhor. Muitos estavam ali para resgatar a confiança e alimentar a fé, na apaixonante história de amor pela humanidade, vivida por Jesus de Nazaré.

Um texto de Eva Ibrahim Sousa
Com consultas à Wikipédia.

MEU MUNDO REINVENTADO.

UM BLOG PARA POSTAR CONTOS CURTOS E EM CAPÍTULOS.