MOSTRAR VISUALIZAÇÕES DE PÁGINAS

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

MATEUS 5:13 - "VÓS SOIS O SAL DA TERRA; E, SE O SAL FOR INSÍPIDO, COM QUE SE HÁ DE SALGAR? PARA NADA MAIS PRESTA, SENÃO PARA SE LANÇAR FORA E SER PISADO PELOS HOMENS". BÍBLIA SAGRADA.

CORDEIRO DE DEUS

CAPÍTULO DOIS
             Uma tarde de muito calor e um céu azul prometia uma noite abençoada, para a apresentação em Nova Jerusalém. Andreia e Samuel estavam no local, para presenciar o maior espetáculo da fé cristã, no Brasil. Sentiam-se muito ansiosos naquele espaço, considerado o maior teatro ao ar livre do mundo, no qual seria encenada a Paixão de Cristo.

            Havia uma multidão de pessoas e muitas cadeiras de rodas, que buscavam um pouco de esperança, quiçá a cura pela fé no salvador. Via-se muitas crianças e idosos também, alguns doentes e com idades avançadas. Estes não aguentavam e deixavam o ambiente antes do término do espetáculo. Nesses casos, o cansaço era visível e as crianças também saiam mais cedo, por impaciência. São mais de três horas de caminhadas e paradas. É necessário ter resistência física para acompanhar a multidão e aguentar tantas emoções. 

                Do lado de dentro dos muros da cidade planejada, existem nove palcos plateias, que reproduzem cenários naturais, palácios, além do templo de Jerusalém, formando obras monumentais. Estas foram projetadas por vários arquitetos e cenógrafos nordestinos, além de seguir a visão de seu fundador.

                 Dentro desse espaço gigante existe a pousada da Paixão, que funciona durante todo o ano. E, durante a temporada da semana santa oferece pacotes especiais, nos quais os hóspedes podem participar como figurantes. É nesse hotel que ficam hospedados o elenco e os técnicos, que trabalham no espetáculo.

                  Quando o casal soube disso, deixou o hotel em Caruaru. Os dois, Samuel e Andreia se fixaram no recinto do grande teatro. Queriam participar integralmente daquela história emocionante. Se inscreveram e receberam as roupas típicas para serem figurantes, durante toda a semana santa.

               Finalmente, eles estavam prestes a presenciar e vivenciar a história de Jesus. O ambiente foi tomado pela sonoplastia, com músicas sacras e fúnebres, anunciando o início dos trabalhos. Então, tudo começou com o Sermão da Montanha, em meio a um silêncio respeitoso da multidão.

.           Mais de quinhentos participantes com trajes típicos, dão veracidade a apresentação. Com certeza, é uma noite com uma conotação pesada, de um acontecimento triste que se aproxima. Chega a dar calafrios, em meio ao calor que impera dentro do cenário. Sente-se a presença de um espírito maior, como se toda aquela gente estivesse vivendo a história, em sua originalidade; impossível não se emocionar.

              Andreia e Samuel, vestidos como no tempo de Jesus, estavam extasiados e sentiam a força daquele drama. Seguiam as apresentações embebidos da mais pura fé, gritavam e protestavam, acompanhando a multidão.

                  Logo no início, Jesus aparece furioso no Templo e expulsa os cambistas. Em seguida, vem a última ceia e a prisão no Monte das Oliveiras. Prosseguindo, Herodes, o rei da Judeia, entra em cena e a multidão se manifesta diante de um palácio luxuoso e danças exóticas. Era a vida que os reis levavam dentro dos palácios, naquela época.

            Prende também a atenção, a entrada de Pilatos em uma Biga. Coloca-se no palco do teatro e diante da pressão popular para soltar Jesus, ele se acovarda e pede uma bacia com água. Em seguida, lava suas mãos, se isentando de qualquer culpa. Em um ato simbólico, Jesus é condenado à morte diante da comoção do público.

             Uma condenação pesada e triste para um inocente. A morte dolorosa com uma crucificação na cruz, entre dois ladrões. Além da sentença, ele deveria carregar a própria cruz até o Monte Calvário. Esse caminho é formado por quatorze estações, que representam determinadas cenas da Paixão. Cada estação corresponde a um acontecimento especial, durante a caminhada da “Via Crucis”, que vivenciada novamente, se torna Via Sacra.

              Estava selada a sentença para Jesus de Nazaré e diante de muita emoção, Andreia e Samuel sentiram escorrer lágrimas dos olhos, embargando suas vozes. Houve uma comoção geral e muitos lamentos entre os participantes.

             Era apenas uma representação de um acontecimento milenar, que ainda provoca muita emoção em todos os presentes. Impossível controlar os sentimentos de revolta, por uma injustiça visível. O Cordeiro de Deus iria para o sacrifício no Gólgota, que quer dizer, lugar da caveira ou Monte Calvário.

            Um calafrio percorreu o corpo de Andreia, que se apoiou em Samuel, a parte mais difícil estava por vir. Teriam que buscar forças para prosseguir até o final e acompanhar o sofrimento do Cordeiro de Deus.

Um texto de Eva Ibrahim Sousa
Com consultas a Wikipédia e ao Youtube

MEU MUNDO REINVENTADO.

UM BLOG PARA POSTAR CONTOS CURTOS E EM CAPÍTULOS.