MOSTRAR VISUALIZAÇÕES DE PÁGINAS

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

"ANJOS DE DEUS" "...QUANDO OS ANJOS PASSEIAM A IGREJA SE ALEGRA. ELA CANTA, ELA CHORA, ELA RI E CONGREGA. ABALA O INFERNO E DISSIPA O MAL. SINTA O VENTO DAS ASAS DOS ANJOS AGORA. CONFIA IRMÃO, POIS É A TUA HORA. A BENÇÃO CHEGOU E VOCÊ VAI LEVAR..."

SEM REAÇÃO!

CAPÍTULO SEIS
        Olívia chorou durante a noite e Cirilo Artur ouviu, mas deixou que desabafasse; fingiu que estava dormindo. Pela manhã, depois da radioterapia, ela disse que estava preocupada com as sessões de quimioterapias. Então, contou o que ouviu de outra paciente mais antiga, que estava aguardando a vez para fazer a radioterapia.

- A mulher, de cerca de quarenta anos, já está careca porque seu tratamento está com quatro meses e os seus cabelos começaram a cair no final do primeiro mês. Ela tirou o turbante para eu ver e me disse que, assim que começa o ciclo de quimioterapias vermelhas, cresce a expectativa da queda de cabelo.
Suspirou fundo e prosseguiu:
- O que, geralmente, ocorre dentro de duas a três semanas após o seu início. Ela contou que o travesseiro amanhece cheio de cabelos e no banho, o ralo também fica cheio de fios de cabelos, enquanto a cabeça queima tipo uma inflamação. Me disse também, que caem todos os pelos do corpo, os pubianos e das axilas; ficamos lisas como bebês. Concluiu Olívia com uma nuvem de tristeza no olhar.

Depois, olhando nos olhos do marido, ela continuou:
-Meu amor, eu acho que vou cortar meus cabelos para fazer a peruca, porque depois eles não vão prestar mais, e deixou rolar duas lágrimas de seus olhos. 

Cirilo Artur não se conteve e a abraçou dizendo:
         - Sim, vou pedir a minha mãe que traga sua cabeleireira para cortar seus cabelos bem curtos. Depois que tudo isso passar ele crescerá novamente. Em seguida, a beijou com carinho.
        
        Na quinta-feira à noite, a cabeleireira chegou; no dia seguinte começariam as quimioterapias. A moça amarrou os cabelos longos de Olívia e foi cortando o mais curto possível. Em seguida, entregou ao marido o chumaço de cabelos da moça;

         - São valiosos, se quiser vender, pois nunca receberam tintas. Observou a cabeleireira. A paciente fez que não com a cabeça, não conseguiria falar, estava com um nó na garganta.

             A cabeleireira, então se ateve a acertar o corte dos cabelos que sobraram.

             Olívia quis olhar no espelho e chorou novamente; era de dar pena. A comoção foi geral e todos acabaram chorando, até a cabeleireira.

             O dia seguinte amanheceu e vieram colher o sangue de Olívia, queriam saber se ela estaria em condições de receber a primeira sessão de quimioterapia. Depois de uma hora, voltaram com uma cadeira de rodas e conduziram a moça à sala de quimioterapias.

             Cirilo Artur ficou em pé na soleira da porta de entrada, parecia estar com medo de adentrar ao local. Tinha uma sensação de que aquele lugar faria muito mal à Olívia.

             Depois da medicação instalada, ele foi convidado a sentar-se perto de sua esposa; ela precisava de seu apoio. Cirilo Artur ficou sentado ao lado de Olívia, segurando um lenço nas mãos, para o caso dela nausear.

           Ele não tirava os olhos de sua amada, enquanto o líquido penetrava na veia de sua mão, postada sobre o braço da poltrona.
           Não parecia ser tão terrível, era apenas um soro colorido; um xarope de groselha, pensou o rapaz.

           Quando acabou o soro e a punção foi retirada, ele percebeu que o medo da quimioterapia era um fantasma criado na cabeça das pessoas; nada havia de estranho. As enfermeiras, as pacientes, o ambiente nada tinha de hostil; faziam parte de um conjunto acolhedor à novos integrantes. Tudo muito claro e as pessoas sorriam cordiais enquanto conversavam.

           A enfermeira aproximou-se de Olívia e deu-lhe um pacote dizendo para ela fazer uso dele. Foi o primeiro presente que Olívia ganhou, um turbante colorido, doado pelas voluntárias. Todas as pacientes de quimioterapia tinham um turbante vistoso e colorido. Cirilo Artur sorriu, estava sem reação.

 Um texto de Eva Ibrahim
MEU MUNDO REINVENTADO.

UM BLOG PARA POSTAR CONTOS CURTOS E EM CAPÍTULOS.