MOSTRAR VISUALIZAÇÕES DE PÁGINAS

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

"DELICADEZA NO AR"- "EU GOSTO DE DELICADEZA. SEJA NOS GESTOS, NAS PALAVRAS, NAS AÇÕES. NO JEITO DE OLHAR, NO DIA A DIA E ATÉ NO QUE NÃO É DITO COM PALAVRAS, MAS FICA NO AR". MANUEL BANDEIRA

                         ME DÊ A MÃO
                                            CAPÍTULO DOIS

         O médico foi chamado pela enfermeira, que ficou assustada com os gritos de Fernando. O neurologista entrou rapidamente, estava alarmado pela gritaria do paciente. Logo chamou outro médico e, juntos decidiram fazer novos exames; outra tomografia. Parecia que o quadro se agravara, Fernando estava com os olhos estalados de dor e apresentando náuseas contínuas. Precisou ser sedado e depois foi levado ao tomógrafo.


        Marília ficou assustada e quando levaram seu marido, ela começou a chorar. Todos saíram e ela ficou sentada na poltrona com as mãos cobrindo seu rosto. Parecia que o mundo desabara sobre ela, temia nunca mais ver o marido vivo; estava desesperada. No entanto, apareceu uma enfermeira com um copo de água para ela se acalmar. A mulher, que aparentava meia idade e muita experiência, foi incisiva quando disse:


             - O paciente está em mãos competentes, mas vamos pedir a Deus que olhe por ele. Em seguida, deu a mão para que Marília se levantasse e a seguisse.


                    As duas mulheres caminharam em direção à capela do hospital, depois a enfermeira despediu-se, dizendo que estaria no posto de enfermagem, se precisasse de alguma coisa.

           Um pouco mais calma, Marília ficou um longo tempo sentada na pequena igreja. Muitos pensamentos de medo, preocupação e pesar pela situação que o seu amor se encontrava, povoavam sua mente. Somente agora, ela podia perceber como o marido era importante para ela, antes nem se importava com o que ele pensava. Fernando tinha muita saúde e vivia brincando, parecia que era imortal, por isso ninguém se preocupava com ele.

               Ficou repetindo as orações que conhecia, como se fossem mantras. Depois de um tempo naquele ambiente tranquilo, ela recobrou as forças e foi procurar por Eloisa, a enfermeira que a ajudou. Então, a mulher lhe disse que seu marido estava na sala de cirurgia.

           Fora constatada uma pressão intracraniana decorrente do trauma sofrido e teriam que fazer uma intervenção cirúrgica, para diminuir a pressão. Era uma situação de emergência e provavelmente o paciente voltaria para a Unidade de Terapia Intensiva, onde as visitas eram restritas.

               Marília ficou desolada, pensava que seu marido teria alta em poucos dias, mas agora a situação se agravara. Voltaram os medos, os problemas e as incertezas. Eloisa a acompanhou até a lanchonete, para que Marília tomasse um café e comesse alguma coisa.

          Precisava estar forte para acompanhar a recuperação do marido. O café quente desceu pela garganta, aquecendo seu corpo, mas não conseguiria comer nada, parecia que tinha um nó na garganta. Não conseguia falar e muito menos comer; mantinha os olhos cheios de lágrimas incontidas.

Depois de duas horas, o médico foi dar notícias para acalmar a esposa do paciente. Chegou sério e compenetrado, o que deixou a mulher mais apreensiva.

                - A situação se agravou, as vezes acontece. No quinto dia aumenta a pressão intracraniana pós trauma e temos que tomar decisões drásticas para salvar o paciente. Fizemos tudo o que foi possível, agora devemos aguardar que ele melhore. Para isso ele deve permanecer sedado e monitorado o tempo todo. Ficará na UTI. Depois saiu com passos firmes, estava com o dever cumprido.

                Os olhos de Marília se encheram de lágrimas e cresceu um nó em sua garganta, não conseguiu dizer nada. A enfermeira se aproximou da mulher e estendendo as mãos foi logo dizendo:

          - Me dê a mão, nada está perdido, ainda temos esperanças. Em seguida, abraçou a esposa do paciente, que ficou soluçando em seu ombro. Marília não sabia o que fazer, estava sem rumo.

Um texto de Eva Ibrahim Sousa
MEU MUNDO REINVENTADO.

UM BLOG PARA POSTAR CONTOS CURTOS E EM CAPÍTULOS.