MOSTRAR VISUALIZAÇÕES DE PÁGINAS

sexta-feira, 3 de julho de 2015

"UM DIA APÓS O OUTRO, É ASSIM QUE A VIDA VAI SEGUINDO; VAI MUDANDO, VAI VIRANDO PASSADO". AUTOR DESCONHECIDO-- E, O FUTURO A DEUS PERTENCE. EVA IBRAHIM

TEMPOS DIFÍCEIS

CAPÍTULO DEZESSEIS

         A cada dia que Celina acordava em sua antiga cama, lhe dava a certeza de que estava irremediavelmente só. Ela conseguia dormir, somente após tomar calmantes. Então, mergulhava num sono profundo onde não havia lugar para seus fantasmas; vivia dopada. Muitas vezes pensou em ir juntar-se ao marido, porém, tinha medo da ira de Deus. Não queria causar mais sofrimento aos seus pais e temia o inferno. Motivos mais que suficientes para continuar viva.

           Um mês, dois, três e ela deveria retornar ao trabalho. O psicólogo dissera que já era tempo de cicatrizar a ferida e ela precisava de ocupação. A moça concordou, voltaria à escola e tentaria agir normalmente, "afinal a vida continua", todos diziam isso; parecia um mantra que alguém inventou para ela.

               Celina tinha pensamentos contraditórios, pois ao mesmo tempo que queria esquecer todo o sofrimento por que passara, queria relembrar os momentos felizes e eles acabavam se misturando. No entanto, ela não poderia simplesmente apagar tudo e recomeçar como se nada tivesse acontecido. Aquela era a sua história de amor, referência de sua juventude; teria que aprender a conviver com a realidade. Tornara-se uma mulher solitária, que procurava uma saída para se conformar com a situação.

               As crises de choro diminuíram, porque ela não tinha muito tempo para tristezas; as aulas tomavam grande parte de seus dias. O difícil era aguentar os finais de semana e feriados, quando ela ficava em casa pensando em seu amor. Sua família tentava arrasta-la para passeios e viagens, porém, ela se negava; dizia que estava de luto.

No sexto mês da morte de Fernando a sogra procurou por ela para irem à missa juntas. A mãe sentia muita saudade do filho e encomendara a missa para aliviar um pouco sua dor. A moça concordou, ele ficaria feliz se as visse juntas. 

            Sentadas na segunda fila dos bancos da Igreja, podiam ver toda a cerimônia de perto. O órgão começou a tocar e o pároco deu início ao sermão sobre os mortos. Finalizando a pregação, referiu-se a um caso recente em que uma jovem havia morrido de câncer. Em seguida, externando suas condolências à família, apontou para o marido que estava na primeira fila. Era a missa de sétimo dia da morte de Amanda, em seguida ele elencou todos os mortos que tinham a missa como intenção.

           E, quando falou o nome de Fernando, o rapaz olhou para trás e cruzou o olhar com Celina. Com os olhos marejados de lágrimas deu um sorriso de cumplicidade; como se dissesse que ela não fora a única a sofrer uma perda tão grande.

            Ela o conhecia, mas não sabia da doença de sua esposa e nem que ela havia morrido. A moça estava surpresa, pelo que ela sabia eles tinham filhos.
          - Reinaldo deveria estar sofrendo muito, coitado! Suspirou a moça olhando para sua sogra.
Um texto de Eva Ibrahim.

Continua na próxima semana
MEU MUNDO REINVENTADO.

UM BLOG PARA POSTAR CONTOS CURTOS E EM CAPÍTULOS.