MOSTRAR VISUALIZAÇÕES DE PÁGINAS

sexta-feira, 10 de julho de 2015

"É O TEMPO DA TRAVESSIA E, SE NÃO OUSARMOS FAZÊ-LO TEREMOS FICADO, PARA SEMPRE, A MARGEM DE NÓS MESMOS". FERNANDO PESSOA-- É LÁ DE CIMA QUE VEM SUA FORÇA!!! EVA IBRAHIM

ATRAVESSAR A PRÓPRIA SOLIDÃO
                                           CAPÍTULO DEZESSETE
              A missa prosseguiu solene em intenção aos entes queridos de vários paroquianos. O organista tirava notas doídas do instrumento musical. Havia tristeza no ambiente carregado de orações e emoções contidas. Quando a celebração terminou, alguns familiares pararam para cumprimentar conhecidos e a sogra de Celina se afastou um pouco da moça. Reinaldo se aproximou e estendeu a mão para cumprimenta-la dizendo que, sentia muito por tudo que acontecera com Fernando.

             Celina respondeu dizendo que também sentia pela morte prematura de Amanda. Em seguida, a moça ruborizada, pediu licença e foi procurar a sogra. As duas mulheres saíram da Igreja mais conformadas; não estavam sós no sofrimento da perda. A busca de Deus conforta e proporciona atravessar a própria solidão gerando conforto e menos sofrimento.

             Viver o silêncio exterior, que é importante, mas fundamentalmente o silêncio interior, que age como abertura quando descobrimos que a nossa verdadeira identidade se desvenda na presença do mistério de Deus, que nos habita. A solidão, tantas vezes sentida como dor intensa, quando atravessada abre uma nova porta para a vida.

Celina voltou para casa pensativa; não tirava da cabeça o gesto de Reinaldo. Ele conhecia a história dela e também estava sofrendo. Em seu íntimo sentiu vontade de consolá-lo, já amargara sua cota de sofrimento e agora sentia-se mais leve para lhe dizer que, “afinal a vida continua”.

A viúva estava mais disposta, queria sair e andar a esmo; havia sofrido muito e o tempo começava a anestesiar sua dor. Ir à missa tornara-se um hábito e consequentemente as antigas amizades voltaram a chama-la para sair. No entanto, o tempo não para e nove meses da morte de Fernando e um ano de casamento se passaram; uma data impossível de não se lembrar.

Celina foi à Igreja para aliviar seu coração cheio de amargura e quando adentrava ao local, apesar de ser dia de semana, viu que já havia algumas pessoas ajoelhadas diante do Santíssimo, fazendo suas orações. Foi juntar-se a elas e quando ajoelhou viu Reinaldo no banco detrás. Ele a cumprimentou com a cabeça e um leve sorriso; seu coração disparou.

Ambos ficaram ajoelhados, rezando com o pensamento disperso, um pensava no outro; havia uma ligação de perda entre eles. Depois de um certo tempo, ela saiu apressada; sentia seu rosto ferver. Reinaldo foi atrás e quando a alcançou disse que precisavam conversar; era inevitável aquele encontro. Tinham um assunto em comum, estavam viúvos e carentes. Precisavam de um ouvinte que entendesse de perdas; que houvesse experimentado o amor e suas surpresas, a dor e seus enganos.
Um texto de Eva Ibrahim.
Continua na próxima semana.


MEU MUNDO REINVENTADO.

UM BLOG PARA POSTAR CONTOS CURTOS E EM CAPÍTULOS.