MOSTRAR VISUALIZAÇÕES DE PÁGINAS

sexta-feira, 22 de maio de 2015

"AMOR... POIS DE AMOR ANDAMOS TODOS PRECISADOS! EM DOSE TAL QUE NOS ALEGRE, NOS REUMANIZE, NOS CORRIJA, NOS DÊ PACIÊNCIA E ESPERANÇA; FORÇA, CAPACIDADE DE ENTENDER, PERDOAR, IR PARA A FRENTE...! CARLOS DRUMOND DE ANDRADE-- "AS VEZES É SÓ UM PEDAÇO RUIM DA VIDA'. EVA IBRAHIM.


VIDA INCERTA

CAPÍTULO DEZ
         As férias acabaram e Fernando voltou ao seu trabalho no Banco, parecia que estava bem de saúde. Entretanto, ele tomava uma porção de remédios para poder trabalhar e quando chegava em sua casa se jogava na cama exausto. Celina perdera a paz, vivia preocupada com o marido; ele parecia distante, passava horas olhando o teto do quarto. 

      Quando Fernando saia dirigindo o seu automóvel ela ficava rezando; temia que ele tivesse uma crise ao volante e sofresse um acidente. Porém, se calava para não aborrecer o marido e saia para o seu trabalho na escola com o coração na mão.

       Fernando andava triste e não queria conversa, estava emagrecendo e não queria trabalhar; andara faltando do serviço sem que Celina soubesse. Ficava muito tempo no quarto e quando ela perguntava o motivo, ele dizia estar cansado.

        O gerente do Banco ligou para saber de Fernando e pediu para Celina ir conversar com ele. Ele sabia dos problemas que tiveram quando se casaram e gostaria de ajuda-los. Então, ele lhe disse que o rapaz estava estranho e deveria leva-lo ao médico. O trabalho exigia concentração e, ultimamente ele vivia disperso.

       Fernando não quis nem ouvir o que ela dizia e se trancou no quarto. Diante da recusa do rapaz, Celina precisou da ajuda dos sogros para convencê-lo a voltar ao médico. E, ele foi categórico, o rapaz estava com depressão e o afastou do serviço.

       - Apesar da gravidade da doença, que está associada a epilepsia, existem tratamentos eficazes atualmente. Os mais comuns envolvem psicoterapia e medicamentos e, para que haja o desaparecimento completo dos sintomas, é preciso que seja aplicado um tratamento rígido, explicou o médico para a esposa e o pai do rapaz.

      A vida de Celina estava um caos, ela precisava preparar as aulas da escola e devia ajudar e ficar de olho no marido, pois, ele poderia fazer uma besteira; estava muito esquisito. Ela pressentia que alguma coisa muito ruim poderia acontecer, se ele continuasse daquela maneira.

       Os pacientes com depressão devem também ser encorajados a modificar seus hábitos diários: realizar atividades físicas regulares, manter um período satisfatório de sono diário, ter uma boa alimentação e evitar ficar muito tempo sozinho.

Celina pediu um afastamento temporário da escola para cuidar do marido. Ela não o deixava sozinho e o incentivava a sair, no entanto, ele sempre arrumava uma desculpa para ficar no quarto. Não gostava de visitas e mal falava com a esposa, também não aceitava seus carinhos. 

Fernando não queria comer, dizia que não tinha fome e depois de uma semana recusando comida, começou a vomitar e precisou ser internado para ser hidratado; perdera o interesse pela vida. O médico o encaminhou ao psiquiatra para acompanhar o caso, que era bastante grave, dissera ao pai do rapaz.

Depois de alguns dias internado, Fernando voltou para casa; estava pálido, fraco e mal conseguia andar. Celina também estava enfraquecida, depois de muitas noites mal dormidas, ela queria cair na cama.

 Naquela noite, a moça tomou um banho quente, um comprimido para dor de cabeça e foi dormir; estava exausta. E, quando acordou olhou o lugar vago na cama e de um salto levantou-se.

Um texto de Eva Ibrahim 
Continua na próxima semana.
MEU MUNDO REINVENTADO.

UM BLOG PARA POSTAR CONTOS CURTOS E EM CAPÍTULOS.