MOSTRAR VISUALIZAÇÕES DE PÁGINAS

sexta-feira, 6 de março de 2015

"EXISTEM VITÓRIAS QUE PARECEM PEQUENAS PARA SEREM COMEMORADAS; PORÉM, SÃO ESSAS PEQUENAS VITÓRIAS DIÁRIAS, QUE MUDAM NOSSAS VIDAS". ERIC VENTURA. --- MUITAS VEZES, A ALEGRIA VEM DEPOIS DO CHORO. EVA IBRAHIM.

MISSÃO CUMPRIDA
.
                                                CAPÍTULO TRÊS
               O profissional de implantodontia nada pensava além de, como recolocar o dente em seu lugar de origem. Com o objeto precioso na mão, ele precisava de soro para manter o dente em boas condições até chegarem à sua clínica. Entretanto, ali não havia nenhum líquido estéril e depois de olhar tudo a sua volta, ele viu um coco da Bahia dentro da geladeira. Não teve dúvidas, pegou a fruta, que já estava gelada e cortou a parte de cima introduzindo o dente naquele líquido, que ainda estava intacto.

                Em seguida todos correram para os dois veículos que estavam estacionados no pátio e saíram em desabalada corrida. Havia muita pressa e o dentista precisava passar em sua casa para pegar a chave da clínica. Ana olhou em seu relógio, já se passara uma hora do acontecido; uma ruga de preocupação surgiu em sua testa.

             Celso, Artur, Saulo e Ana foram no primeiro veículo e os outros no automóvel do pai do acidentado. O dentista seguia rápido, havia urgência naquele caso e ele não queria perder tempo. Então, ele começou a falar sobre o assunto, parecia dizer para si mesmo, como se fosse um mantra conhecido.

           - O segredo para o sucesso na recolocação de um dente é reimplantá-lo no local de onde saiu, o mais rápido possível. Cada minuto perdido, células importantes da raiz morrerão, comprometendo o êxito da pequena cirurgia. Olhando o relógio, Celso continuou falando alto:

            - O êxito do reimplante é maior durante os primeiros trinta minutos, com boas chances até duas horas após o trauma. Já perdemos uma hora, porém, Artur é jovem, saudável e conseguiremos recolocar seu dente. E, olhando para Ana disse:

            - Precisamos ter fé; com a ajuda de Deus tudo ficará bem.

Ana segurava o coco como se fosse a maior relíquia já conquistada, ali dentro estava parte de seu filho, ou seja, o seu dente da frente. Tanta coisa passava pela cabeça da mulher, enquanto olhava o buraco deixado na gengiva de seu menino. Entre uma oração e outra ela olhava para Celso, que naquele momento era um Deus, pronto para ajudá-la. Então, com um solavanco o automóvel parou, haviam chegado à clínica.

            Adentraram ao recinto rapidamente e o dentista acostumado ao procedimento, foi logo tomando as providências necessárias. O menino parecia assustado e a mãe o acalmava permanecendo ao seu lado. Saulo ficou em segundo plano, caso o pai precisasse de alguma coisa, pois ele estava com luvas estéreis, trabalhando em um campo estéril. O coco estava colocado de maneira estratégica para que o dente fosse pinçado e colocado em soro fisiológico antes de ser depositado em seu leito natural, na gengiva do menino.

           O pequeno Saulo tinha orgulho de seu pai e naquele momento sentia-se importante, já que a auxiliar de Celso estava de folga. Assim, ele se tornara um ajudante ocasional.

Serena ouvia o relato de sua amiga e mal podia acreditar na situação que todos viveram; gostaria de ter podido ajudar também.

           Depois de trinta minutos, o dente estava novamente em seu lugar e Celso respirou profundamente. Usou de toda sua experiência e obteve êxito. Tirou a máscara, as luvas e dando a mão ao paciente o sentou na mesa cirúrgica; depois, sorrindo disse:

          - Seu dente está no lugar, agora temos que tomar alguns cuidados para que ocorra a osseointegração do implante de seu próprio dente. Deverá ser igual ou melhor do que em pacientes de mais idade, visto que, as respostas de organismos mais jovens são melhores.

          Artur sorriu e apareceu seu dente no lugar certo, é bem verdade que estava um pouco inchado. No entanto, aquela situação era passageira; disse Celso aliviado.
Um texto de Eva Ibrahim.

Continua na próxima semana.
MEU MUNDO REINVENTADO.

UM BLOG PARA POSTAR CONTOS CURTOS E EM CAPÍTULOS.