MOSTRAR VISUALIZAÇÕES DE PÁGINAS

sexta-feira, 2 de maio de 2014

"PROS ERROS, PERDÃO. PROS FRACASSOS, CHANCE. PROS AMORES IMPOSSÍVEIS, TEMPO." LUÍS FERNANDO VERISSÍMO--- AMAR É O SEGREDO DE UMA VIDA FELIZ. EVA IBRAHIM.

PASSANDO A LIMPO.
CAPÍTULO NONO.
        A menina voltou para casa com seu filho e todos os acolheram com carinho. Dora estava feliz e agradecida por seu marido ter perdoado a filha, que estava sinceramente arrependida por ter escondido sua gravidez. Entretanto, ela temia que Agenor fosse tirar satisfações com o pai de André. O marido não sossegaria até esclarecer os fatos, disso ela tinha certeza.
       Letícia continuava trabalhando na padaria e Dora ficava com seu neto. Parecia que estava tudo bem naquela casa; porém, haviam notado a presença de um veículo rondando por ali todas as tardes; era o Clésio querendo ver o filho.
       O pai, preocupado, disse a Letícia que não iria tolerar que ela falasse com aquele cafajeste, ele iria espera-lo para conversar. Agenor fez sinal ao veículo de Clésio para que parasse, queria colocar as coisas em pratos limpos. Não permitiria que aquele homem rondasse a sua casa.
      Clésio desceu do automóvel e com cara de pau disse que queria ver seu filho e ajudar a cria-lo. A vontade de Agenor era pular no pescoço daquele safado, mas, prometera a filha que iria ter calma. O homem disse a Clésio que se afastasse de Letícia ou contaria tudo à sua esposa, não queria e não precisava de ajuda para nada. Se ele insistisse iria chamar a polícia, o menino pertencia a sua família e a mais ninguém.
      O rapaz não tinha argumentos para insistir e foi saindo cabisbaixo. Agenor entrou em sua casa avisando à sua esposa que nunca mais queria ouvir falar naquele homem. André era de Letícia e deles; o menino seria criado junto com seus outros filhos.
       Clésio não desistira, procurava ver a moça quando ela saia do trabalho, não se conformava em ficar longe da criança. Queria conhecer o menino, pegá-lo no colo. Letícia se comovia com os argumentos de Clésio e combinou um encontro.  Iria levar o menino para tomar vacina e deixaria que ele visse André.
       O pai pode, então, conhecer o filho, a menina não queria negar esse direito a ele; ainda o amava. Depois, Clésio se foi com um jeito triste, não poderia reconhecer o menino como seu filho, nem lhe dar o nome.
      Nice ajudava sua irmã a cuidar das crianças, que cresciam como irmãos. Agenor se apegara ao menino com amor de pai.  André saia com o avô e o tio, o irmãozinho mais novo de Letícia. Pareciam irmãos, além de parecidos eram do mesmo tamanho.
      O tempo corria e quando Agenor chegava à sua casa e não via o neto, ficava nervoso. Dizia que mãe e filho pareciam o corpo e a alma; queria vê-los sempre juntos.
      Quando André estava com três anos, Letícia conheceu o Júlio; um mineiro recém-chegado de Uberlândia, com quem fizera amizade. Ela o tinha como amigo, porém, ele a amava e dizia que iria se casar com ela. Letícia ria alto, não pensava em se casar; tinha um filho para criar. A menina estava feliz no seio de sua família; o pai e a mãe lhe davam o apoio necessário e de vez em quando ela via o Clésio, que ainda balançava seu coração.
      Letícia sabia que deveria se manter afastada daquele homem, mas ainda o amava e ele também gostava dela. Então, ela se contentava em sonhar com ele. Júlio era insistente, queria namorar a menina.
      -Letícia continuava obesa como sempre e assim mesmo encontrava pretendente, comentou sua irmã mais velha em conversa com a tia Nice.
      -Pudera! Era vistosa e tinha um sorriso alegre; uma menina cheia de vida; Argumentava Nice.
      Durante dois anos Júlio procurou aproximar-se de Letícia, que já aceitara o namoro com ele. Não era um grande amor, mas um amor tranquilo, que lhe fazia bem.
Um texto de Eva Ibrahim.

Continua na próxima semana.
MEU MUNDO REINVENTADO.

UM BLOG PARA POSTAR CONTOS CURTOS E EM CAPÍTULOS.